São Paulo, terça-feira, 14 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mitterrand sofre derrota na França

ANDRÉ LAHOZ
DE PARIS

Mitterrand sofre derrota na França
O Partido Socialista, do presidente François Mitterrand, foi o grande derrotado nas eleições para o Parlamento Europeu ocorridas anteontem. O PS teve menos do que 15% dos votos, ficando mais de 10 pontos percentuais atrás do primeiro colocado, a coligação RPR-UDF, de direita (25%).
Apesar da vitória da RPR-UDF, os maiores ganhadores foram Philipe de Villiers e Bernard Tapie, respectivamente o terceiro e quarto colocados, com 12,4% e 12%.
O primeiro encabeça uma chapa que é dissidência da RDR-UDF (os partidos que dão sustentação ao premiê Edouard Balladur). Esses partidos estavam esperando um fracasso de Villiers. Ontem, Balladur já dizia que esses 12,4% dos votos deveriam ser computados como que pertencentes à maioria, sinal do prestígio de Villiers.
A chapa encabeçada por Tapie também surpreendeu a todos. Ele assim vai se consolidando como uma das maiores forças para a eleição municipal em Marselha (sul).
A chapa Sarajevo teve apenas 1,5% dos votos. A chapa é formada por intelectuais e se propôs a chamar a atenção para a guerra na ex-Iuguslávia. Mas metade de seus integrantes desistiu de concorrer a poucos dias da eleição.
O líder de extrema direita, Jean-Marie Le Pen, obteve 10,5% dos votos.

Texto Anterior: Governo perde no Reino Unido e na Espanha
Próximo Texto: Kohl bate social-democratas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.