São Paulo, terça-feira, 14 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jimmy Carter vai a Pyongyang

FERNANDO CANZIAN
DE NOVA YORK

O ex-presidente dos EUA Jimmy Carter (1977-81) chegou ontem a Seul para uma visita de uma semana às duas Coréias.
Carter tem encontro marcado para hoje com o presidente sul-coreano, Kim Young-sam, e deve se reunir amanhã com o presidente da Coréia do Norte, Kim Il-sung.
O governo da Coréia do Sul e Washington informaram que Carter, que viaja com sua mulher, Rosalynn, não tem qualquer "missão diplomática" nessa visita.
Assessores dos presidentes dos dois países disseram que Carter deve discutir a questão nuclear e o crescimento da tensão na região com os governos do norte e do sul.
O jornal sul-coreano "Joongang Ilbo" afirmou que os Washington estuda dobrar sua capacidade militar na Coréia do Sul (os EUA têm 36 mil soldados no país), para impedir um possível ataque das forças norte-coreanas.
Citando uma fonte não-identificada do Ministério Sul-coreano da Defesa, o jornal afirma que os EUA estariam preparando um novo embarque de mísseis antimísseis Patriot para o país.(FCz)

Texto Anterior: Coréia do Norte abandona a AIEA
Próximo Texto: Russos aproveitam feriado prolongado; Bombardeio mata 11 no sul do Iêmen; Júri culpa Exxon por vazamento; Londres sofre 2 atentados a bomba
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.