São Paulo, quarta-feira, 15 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Josuel faz testes no Los Angeles Lakers

FÁBIO SORMANI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O pivô Josuel, da seleção brasileira e do Cesp-Blue Life/Rio Claro, embarcou no domingo à noite para Los Angeles para fazer testes nos Lakers, ex-equipe de Magic Johnson. Josuel ficará uma semana na Califórnia. Ele deveria ir à quadra, para sua primeira experiência, no final da tarde de ontem.
Os Lakers conquistaram 11 títulos na NBA (liga profissional de basquete dos EUA), atrás apenas do Boston Celtics, que ganhou 16.
Foi na década passada que o time de Los Angeles viveu seu grande momento. Além de Magic, os Lakers tinham o pivô Kareem Abdul-Jabbar (o jogador que mais pontos marcou na história da NBA). O técnico era Pat Riley –hoje no New York Knicks.
Esta é a primeira vez que Aristides Josuel dos Santos, 2,08 m de altura, 23 anos, faz testes em uma equipe da NBA. Há dois anos, o jogador faria um período de experiências no Golden State Warriors, mas acabou não dando certo.
As chances de Josuel ficar nos Lakers são boas, especialmente porque o time de Los Angeles não conta com um grande pivô.
Sam Bowie, que surgiu como uma das maiores promessas da NBA em 1984 (foi o segundo "draft", atrás apenas de Hakeem Olajuwon e à frente de Michael Jordan, o terceiro), não consegue se livrar de uma crônica contusão no joelho. James Edwards, bicampeão com o Detroit Pistons nas temporadas 88/89 e 89/90, sente o peso dos 38 anos.
Sobra apenas o sérvio Vlade Divac, o titular (na NBA, as equipes jogam com apenas um pivô). Falta, portanto, um bom reserva.
Dois pivôs brasileiros, Rolando e Pipoca já atuaram na NBA.
Rolando, que era conhecido como Ferreira (seu sobrenome) participou das temporadas 86/87 e 87/88 pelo Portland Trail Blazers, ao lado do "all-star" Clyde Crexler, que fez parte do "Dream Team", medalha de ouro em Barcelona (1992). Rolando fez um total de 61 jogos pelos Trail Blazers nas duas temporadas, tendo média de 12,5 pontos e 6,24 rebotes.
Pipoca, que jogava como Vianna, disputou apenas uma partida da temporada 91/92 com a camisa do Dallas Mavericks. Pipoca anotou dois pontos e jogou nove minutos, tendo feito duas assistências e cometido três faltas.

Texto Anterior: A SELEÇÃO COM PAULA E HORTÊNCIA
Próximo Texto: Duelo Paula x Hortência volta a ser atração
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.