São Paulo, quarta-feira, 15 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Legião Urbana conta sua história na MTV

CÁSSIO STARLING CARLOS
EDITOR-ADJUNTO DA "ILUSTRADA"

O programa "Passado, Presente, Futuro" que a MTV exibe esta semana recupera a trajetória da mais bem-sucedida banda pop brasileira, o Legião Urbana.
Alinhando depoimentos de seus três membros remanescentes, o programa pode interessar um público maior que o dos fanáticos.
Com uma construção didática, permite compreender as intempéries que interferiram no percurso do heroísmo juvenil do Legião, desde sua fundação com o nome de Aborto Elétrico no auge do punk brasiliense, em 1978, até os megahits "Eduardo e Mônica" e "Faroeste Caboclo".
Além da habitual verborragia do vocalista e suposto líder, Renato Russo, é possível reconhecer que também o guitarrista Dado Villa Lobos tem algo a dizer.
Já o baterista Marcelo Bonfá conserva uma postura mais reservada, evitando se envolver nas polêmicas que os dois companheiros alimentam.
A revelação mais interessante dá conta dos motivos da saída do baixista Renato "Negrete" Rocha. Enquato Bonfá permanece lacônico a respeito, argumentando apenas que ele "era muito louco", Villa Lobos é incisivo: "Os atrasos, perdas de vôos e falta nos ensaios estavam prejudicando o desempenho da banda", revela.
Esse aspecto profissional justifica o sucesso da empresa. Eles adotam a honestidade quando o assunto é o lucro que geram para a indústria de disco e assumem que sempre quiseram vender milhões.
É claro que as alterações messiânicas de Russo chegam a irritar pela ingenuidade. Mas é nelas que se encontram as pistas para melhor entender o mecanismo pop que alimenta a adesão de tantos fãs durante todos esses anos.

Programa: Passado, Presente, Futuro
Banda: Legião Urbana
Quando: Hoje, às 20h30, amanhã, às 15h, sábado, às 20h
Onde: MTV

Texto Anterior: Peter Arnett conta sua experiência como correspondente em 17 guerras
Próximo Texto: Livro analisa influência que autores sofreram
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.