São Paulo, quarta-feira, 15 de junho de 1994
Próximo Texto | Índice

Jirinovski pode perder imunidade

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O procurador-geral da Rússia pediu a suspensão da imunidade parlamentar do deputado ultranacionalista Vladimir Jirinovski.
Alexei Iliushenko investiga acusações de que a autobiografia de Jirinovski contém propaganda de guerra e fomenta ódio racial.
No livro "O Último Arranque para o Sul", Jirinovski diz que a Rússia deveria expandir suas fronteiras até o oceano Índico e o mar Mediterrâneo tomando território da Turquia, Irã e Afeganistão.
A legislação russa prevê pena de até oito anos de prisão por propaganda de guerra.
Embora o Partido Liberal Democrata, de Jirinovski, tenha a maior bancada na Duma, a Câmara Baixa do Parlamento russo, ele não tem maioria e é frequentemente batido em votações.
A suspensão da imunidade do líder de extrema direita tem chance de ser aprovada.
Ontem Jirinovski desistiu da ação que movia contra o deputado Iegor Gaidar. Gaidar comparou Jirinovski a Hitler, durante a campanha para eleições parlamentares de dezembro último.
Gaidar lidera o partido Opção pela Rússia, maior grupo de apoio às reformas do presidente Boris Ieltsin no Parlamento.
O deputado se apresentou para a audiência marcada para ontem e foi informado do fim do processo.
"Eu lamento que Jirinovski tenha recuado, embora ache difícil entender por que alguém que se diz nacional-socialista ache ofensivo ser comparado a Hitler", disse.
O partido de Adolf Hitler que chegou ao poder na Alemanha em 1933 se chamava Partido Nacional Socialista Alemão.
"É mais uma prova de que as pessoas agressivas são frequentemente muito cautelosas", comentou Gaidar.
O advogado de Jirinovski, Sergei Beliak, disse que a ação foi retirada porque seu cliente "está satisfeito com as explicações de Gaidar e está agindo de acordo com o tratado assinado por ele".
Beliak se referia a um tratado assinado neste ano pelo presidente Boris Ieltsin e alguns de seus oponentes e aliados para pacificar o cenário político russo.
Jirinovski –que em seus discursos responsabiliza os estrangeiros e judeus pelos problemas russos– já foi comparado a Hitler por políticos e órgãos de imprensa.
Em diversas ocasiões iniciou processos por causa disso mas nenhum chegou até o fim.
Beliak anunciou que Jirinovski planeja mover outro processo contra Gaidar.
Num artigo publicado no jornal "Izvestia", Gaidar chamou os membros do Partido Liberal Democrata de "canalhas" e "facistas".

Próximo Texto: BATE-BOCAS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.