São Paulo, sexta-feira, 17 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo abre processo contra 20 escolas

FERNANDO GODINHO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A SDE (Secretaria de Direito Econômico) do Ministério da Justiça abre hoje processos administrativos contra 20 escolas particulares de São Paulo. Elas são acusadas de criar dificuldades à livre concorrência e praticar aumento abusivo de lucro.
As escolas estão sendo processadas com base na antiga legislação antitruste (8.158/91), pois as representações contra elas foram feitas em 1992 –portanto, antes da promulgação da nova lei.
As escolas podem ser condenadas a pagar até 30% sobre o seu faturamento bruto. A antiga legislação não prevê a prisão preventiva dos proprietários ou diretores.
As entidades mantenedoras das escolas também estão sendo processadas. No despacho que será publicado hoje no Diário Oficial, a SDE recomenda que as entidades tenham seus registros de utilidade pública suspensos e que o Ministério da Ação Social também suspenda o envio de subvenções sociais até o julgamento do processo.
O processo contra as 20 escolas de São Paulo é um desdobramento de um processo original contra o Sindicato das Estabelecimentos de Ensino Particulares do Estado de São Paulo, já multado em CR$ 450 milhões por orientar as escolas a uma prática cartelizada no aumento das mensalidades.
Conforme apurou a SDE, as escolas possuem um contrato-padrão que define o mesmo tipo de reajuste para escolas que oferecem serviços diferenciados.
Com a abertura do processo, as escolas citadas terão 15 dias para apresentar suas defesas iniciais. A SDE tem mais 15 dias para analisar as argumentações e decidir se encaminha o processo para o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
Caso sejam punidas, as escolas ainda podem recorrer ao próprio plenário do Cade.

LEIA MAIS sobre mensalidades à pág. 3/10

Texto Anterior: PRINCIPAIS PONTOS DO RELATÓRIO
Próximo Texto: São Luís diz que segue contrato
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.