São Paulo, sexta-feira, 17 de junho de 1994
Próximo Texto | Índice

Copa tenta conquistar a América

MATINAS SUZUKI JR.
ENVIADO ESPECIAL A CHICAGO

Bem-vindos ao maior esporte da terra. Alemanha –campeã mundial em 1990, na Itália– e Bolívia fazem hoje o jogo de abertura da 15ª Copa do Mundo de futebol.
O círculo do futebol joga a partir de hoje uma cartada importante para o seu futuro: tentar fazer o esporte tornar-se popular no maior mercado do mundo, os EUA.
Esta aventura tem seu preço. Pela primeira vez na história uma Copa do Mundo será totalmente disputada em estádios que não foram construídos para o futebol.
Há uma expectativa de que esta Copa seja tecnicamente superior à última, que registrou a mais baixa média de gols de todos os Mundiais: 2,23 gols por partida.
A seleção nacional da Alemanha é a favorita para o jogo de hoje, no estádio Soldiers Field, de Chicago, Illinois, e uma das favoritas para vencer a Copa de 1994.
Mas a tradição (desde a Copa de 74, na própria Alemanha, quando se instituiu o critério de que a campeã do mundo faz o jogo de abertura) não apóia o favoritismo.
A grande audiência para esses jogos de abertura (hoje, espera-se 1 bilhão de telespectadores, em todo o mundo) assistiu a magníficas zebras nas cinco últimas Copas.
No vernissage da Copa de 90, a Argentina, de Diego Armando Maradona, campeã no México em 86, perdeu de 1 a 0 para a desconhecida seleção de Camarões.
Quatro anos antes, no México, a Itália que eliminou o Brasil em 82, na Espanha, e tornou-se tricampeã, não passou de um empate com a Bulgária, em 1 a 1.
Em 82, na Espanha, a Argentina fazia a sua estréia como campeã do mundo em Copas jogando a partida inaugural contra a Bélgica. Resultado: 1 a 0. Para os belgas.
Em 78, na Argentina, a mesma Alemanha que joga hoje havia tirado o título do famoso carrossel da Holanda, em 74, e só empatou em 0 a 0 com a Polônia.
Em 74, na Alemanha, o Brasil, que ganhou o título no México com o máximo de vitórias possíveis em uma Copa, também ficou no magro 0 a 0 com a Iugoslávia.
A tradição está ainda contra a Alemanha no seu favoritismo ao título. Desde o Brasil, em 62, no Chile, uma seleção nacional não é campeã duas vezes consecutivas.
O Soldiers Field, campo de futebol americano do Chicago Bears, é um dos mais antigos estádios da América. Foi inaugurado em 1922. Receberá hoje 62 mil pessoas.
A grande atração da cerimônia de abertura, que contará com a presença do presidente americano Bill Clinton, será a cantora de tradição soul Diana Ross.
A cerimônia de abertura começa às 15h15 do Brasil. A Copa terá, no mínimo, 4.180 minutos de bola rolando, envolvendo 528 jogadores disputando 52 jogos.
Esta será uma daquelas festas em que os convidados se divertem muito mais do que os donos da casa. Mas, estes, já ganharam a Copa: devem faturar US$ 4 bilhões.
Para chegar até aqui, 143 países disputaram em torno de 500 jogos. Se tudo der certo por aqui, o futebol chegará ao final do século como o maior espetáculo da terra.
Desde Galileu Galilei que o mundo nunca foi tanto uma bola.

LEIA MAIS sobre a abertura da Copa da pág. 4-8 a 4-11

Próximo Texto: Colunas dóricas marcam estádio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.