São Paulo, sexta-feira, 17 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Colunas dóricas marcam estádio

MATINAS SUZUKI JR.
DO ENVIADO ESPECIAL A CHICAGO

O Soldier Field, estádio da abertura da 15ª Copa do Mundo de futebol, é uma das glórias cívicas da cidade de Chicago.
Ele é um clássico. E está situado em lugar nobre: com vista para o lago Michigan e ao lado do grande Museu Field de História Natural.
Sua arquitetura é bastante curiosa. Tem grandes colunas dóricas, para lembrar os antigos estádios gregos e romanos. Dará ar imponente à cerimônia de abertura.
É um dos mais antigos estádios dos EUA, aberto em 1924. Em 44, durante a Segunda Guerra, o presidente Franklin Roosevelt fez um discurso nele para 150 mil pessoas.
O nome é homenagem aos mortos da Primeira Guerra Mundial. Atualmente, é a casa do time Chicago's Bears de futebol americano. É usado para shows de rock.
A prefeitura de Chicago investiu US$ 14,1 milhões para reformá-lo para a Copa. Seu maior público em jogo de futebol foi 53.549 pessoas para Alemanha 4 X USA 3, em 93.
104 mil viram, em 1927, Gene Tunney ganhar o título dos peso-pesados de boxe, depois de uma das mais longas noites contra o lendário Jack Dempsey.

Texto Anterior: Copa tenta conquistar a América
Próximo Texto: COMO SERÁ A FESTA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.