São Paulo, sexta-feira, 17 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Elenco negro encena Nelson Rodrigues

RONI LIMA
DA SUCURSAL DO RIO

A Cia. de Teatro Em Black e Preto estréia sua primeira montagem levando ao palco hoje à noite, no teatro da Casa de Cultura Laura Alvim a peça "Dorotéia", de Nelson Rodrigues.
Formada por atores negros com experiência em teatro, novelas e especiais das redes Globo e Manchete, a companhia tem como objetivo redimensionar o conceito do ator negro no país.
O diretor desta montagem de "Dorotéia", Luiz Antonio Pilar, 33, diz que o grupo defende "uma dramaturgia universal", ao contrário de peças em que negros vivem papéis determinados.
"Da tragédia grega aos textos modernos, nada nos impede de montarmos qualquer peça", diz Pilar. Como ator, ele atualmente faz o personagem Antônio da novela da Globo "Fera Ferida".
A atual montagem de "Dorotéia" traz ao palco seis atrizes negras. Rodrigues foi escolhido pois sua obra tem "uma temática negra".
Segundo Pilar, a obra do famoso dramaturgo se baseia nas peculiaridades da formação do homem brasileiro. Além disso, apoiou o Teatro Experimental do Negro, criado há 50 anos.
"Dorotéia" é uma das peças mais experimentais de Rodrigues. Conta a história de Dorotéia (Iléa Ferraz), uma mulher lindíssima que volta para a casa das primas mais velhas.
Dorotéia é uma mulher devassa que, após a morte do filho, quer ficar igual às três primas, que são velhas, feias e puras. As primas moram confinadas em uma casa há 20 anos.
Pilar afirma que o que mais lhe interessa neste texto é a inversão que Rodrigues faz do conceito estético de uma sociedade. "Ele diz que quanto mais feio melhor".

Peça: Dorotéia
Autor: Nelson Rodrigues
Diretor: Luiz Antonio Pilar
Elenco: Carmen Luz, Cyda Moreno, Iléa Ferraz, Naira Fernandes, Sarito Rodrigues e Zenaide
Quando: de quinta a sábado, às 21h, domingo, às 20h
Onde: teatro da Casa de Cultura Laura Alvim (av. Vieira Souto, 176, tel. 021/247-6946, Ipanema, zona sul)
Quanto: CR$ 12,5 mil (quintas e domingos), CR$ 15 mil (sextas e sábados)

Texto Anterior: Roberto Carlos ganha tributo em disco
Próximo Texto: Kieslowski volta atrás e escreve novo filme
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.