São Paulo, sábado, 18 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mascote da Copa é barrado na festa por ser "estúpido"

Striker não agradou organizadores da festa de abertura

UBIRATAN BARSIL
DO ENVIADO ESPECIAL

O símbolo da Copa do Mundo foi barrado na festa de abertura, ontem, em Chicago.
Striker (que quer dizer "artilheiro", jogador que marca mais gols), o cachorro que representou o Mundial nos últimos meses em diversos anúncios publicitários, foi afastado depois de reprovado em um teste de popularidade.
"Ele não esteve na cerimônia de abertura porque tem um aspecto estúpido", disse um dos organizadores da festa, que não quis se identificar, ao jornal norte-americano "Chicago Tribune".
A avaliação foi feita pelos empresários da Opryland USA, empresa que produziu os 30 minutos da cerimônia de abertura da Copa.
A Opryland venceu a concorrência da realização da cerimônia de abertura, desbancando a Disney Productions.
A empresa vitoriosa não empenhou-se na divulgação da imagem de Striker junto ao público –evitando que a Disney, famosa por usar animais em desenhos animados, fosse ligada, indevidamente, ao evento.
O afastamento de Striker prejudicou os criadores do boneco, que investiram US$ 2 milhões no seu lançamento como símbolo da Copa.
A figura de Striker originalmente deveria aparecer ao lado das estrelas contratadas para a cerimônia de abertura, como a cantora Diana Ross e a apresentadora Ophrah Winfrey.
Nos meses que antecederam o início da Copa, o jornal "O Estado de S. Paulo" vinha anunciando a falsa condição de detentor dos direitos de uso da figura de Striker na imprensa brasileira. Confrontado pelas evidências de que a divulgação da imagem é livre em qualquer meio de comunicação, aquele jornal desistiu da suposta exclusividade.
Uma outra disputa política na festa de abertura envolveu o presidente norte-americano Bill Clinton. Em seu camarote, não compareceu o governador do Estado de Illinois (onde se localiza a cidade de Chicago), Jim Edgar, que não apresentou desculpas.
O presidente pertence ao Partido Democrata, Edgar ao Partido Republicano. O governador preferiu evitar o seu rival (UB)

Texto Anterior: LANCES DA FESTA
Próximo Texto: São Paulo também prepara a sua festa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.