São Paulo, sábado, 18 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Claudio Cretti decodifica a pintura com seu desenho

CARLOS UCHÔA FAGUNDES JR.
ESPECIAL PARA A FOLHA

Claudio Cretti é o artista convidado que a Itaugaleria apresenta até 8 de julho. Da geração que surgiu no final dos anos 80, tempos de circuito fechado pela crise, Cretti permanece fiel a um trabalho que, através do desenho, decodifica o pensamento da pintura.
Hoje, numa época em que o objeto é a meta fácil dos artistas jovens, borrando com mal-entendidos os limites entre as modalidades bi e tridimensionais, Cretti clareia relações e define melhor territórios de fronteira.
Esta exposição mostra desenhos e "relevos", cada um afirmado em seu universo, mas com raciocínios conexos. Nos "relevos", Cláudio vai rasgando devagar faixas de fibra de vidro, e com elas forma redobras e encaixes criando uma superfície em suspensão.
Esses relevos não ganham por inteiro a tridimensão, mas guardam ciosamente a natureza do plano. Sendo rasgos soltos, com encaixes moles, expandem-se no espaço. O modo de prendê-los na parede também acentua essa iminência expansiva, frisando seu dado corpóreo, mas também seu não-peso.
Sobre a fibra de vidro, Cretti fixa pigmentos, cada um com suas características. Tudo à mostra: nenhum truque. Por aí os "relevos" fazem o inventário das questões da pintura, reinventando-a no espaço.
O pensamento da pintura se compõe de três dados: o gesto ou recorte que cria seu corpo; a superfície, pulsando para dentro ou para fora, real ou virtual; o corpo de tinta. Se não faz pintura no sentido exato, investiga o raciocínio pictórico como soma de várias iminências. Cretti usa a pintura para problematizar o desenho e vice-versa. E com isso esclarece muitos caminhos.

Exposição: Relevos e desenhos de Claudio Cretti
Onde: Itaugaleria (av. Higienópolis, 462, São Paulo, tel. 011/825-1233, ramal 17)
Quando: até 8 de julho, de segunda a sexta, das 10h às 18h.

Texto Anterior: Beck reinventa a psicodelia para os anos 90
Próximo Texto: Campos ganha mostra de filmes inéditos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.