São Paulo, sábado, 18 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jobim chama compositor de 'gênio da raça'

RICARDO CALIL
EDITOR-ASSISTENTE DA "ILUSTRADA"

O compositor Tom Jobim, que Chico Buarque qualifica de "mestre soberano" na canção "Paratodos", rende reverência ao seu "discípulo".
Sensibilizado com a homenagem, Jobim retribui com eloquência: "Para o Brasil, é uma coisa muito boa ter um Chico Buarque. Ele é um gênio da raça, depositário da cultura popular brasileira. Grande poeta, grande músico, grande letrista, grande escritor, grande tudo."
"Eu nunca pretendi ser mestre de ninguém. Nem formado sou. Abandonei Arquitetura no primeiro ano, Chico, no último. Nem topógrafo, como ele, posso ser."
Mas Jobim não nega a ascendência sobre o compositor. "Chico bebeu em todas as fontes, Pixinguinha, Noel Rosa, Vinicius de Moraes, mas devo ter influenciado um pouquinho."
"Quando escuto meus garotos, que já são esses cinquentões como Chico, Caetano e Gil, alguma coisa lembra a minha música. Para mim, essa é a nova geração. Depois, vou perdendo o referencial."
O compositor recorda 11 parcerias com Chico, "alguma coisa mais para filmes, outra que eu esqueço".
Uma dessas parcerias poderá ser conferida no próximo disco de Jobim, que será lançado em julho ou agosto.
Chico assina a letra de "Piano na Mangueira", música de Jobim. Desta forma, a parceria funciona desde os anos 70.
"Mas o Chico não precisa de mim para nada. Fui eu quem o procurou há um quarto de século para botar letra em uma música que ia concorrer no Festival Internacional de Canção", lembra.
"Sou um parceiro bissexto. Chico é um homem muito ocupado, eu também. Minha relação com Chico é muito mais de amizade do que puramente musical."
Jobim conta que a relação entre os Buarque de Hollanda e os Paes Leme, de quem descende, começou antes da amizade com Chico.
"Meu pai e o dele já se conheciam, não sei se eram amigos, mas frequentavam o mesmo ambiente literário."

Texto Anterior: A história do 'Carioca' que nunca foi contada
Próximo Texto: Racionais toca hoje em faculdade de SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.