São Paulo, domingo, 19 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falta de apoio será obstáculo

CLÓVIS ROSSI
DA REPORTAGEM LOCAL

Não é o suposto radicalismo do PT mas a falta de apoio no Congresso a maior dificuldade que os empresários entrevistados pelo Datafolha vêem para um eventual governo Lula.
Para 43% dos pesquisados, a possível minoria no Congresso será o grande obstáculo de Lula, pelo menos no início do governo.
Só 11% apontam a diversidade de correntes no PT, que tendem a interferir na autonomia do governo, como a maior dificuldade.
Mais do que os problemas internos do partido, pesará também a falta de apoio do empresariado, obstáculo citado por 18% dos pesquisados.
Na lista de obstáculos, são contados ainda o despreparo político e a inexperiência administrativa, mencionados por 8%, e a suposta falta de uma equipe econômica, ou de uma equipe de governo, competente (citada por 7%).
Completam a lista uma possível dificuldade de relacionamento com a comunidade financeira internacional e a necessidade de governar com a atual Constituição, ambos citados por 5% dos pesquisados.
Posse
Apesar de todas as restrições, a esmagadora maioria dos consultados (86%) acredita que Lula tomará posse sem resistência de qualquer setor da sociedade.
Há uma pequena parcela, no entanto, que é catastrofista ao ponto de afirmar que Lula sequer conseguirá tomar posse. São apenas 2%. Para outros 9%, haverá resistências mas não a ponto de inviabilizar a posse.
A rejeição a Lula, embora generalizada, chega a ser ainda superior em um segmento específico: 88% dos diretores financeiros e administrativos consideram Lula um mal para o Brasil, dez pontos percentuais acima da média geral do empresariado.
Os poucos que acreditam em Lula apontam, majoritariamente, como motivo para essa divergência com seus pares a perspectiva de uma política econômica capaz de melhorar salários e distribuição de renda, além do fortalecimento do mercado interno.

Texto Anterior: Rejeição a Lula não deve inibir investimentos
Próximo Texto: Veja como foi feita a pesquisa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.