São Paulo, domingo, 19 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Redutos do PFL não dão votos para FHC

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

O candidato do PSDB à Presidência, Fernando Henrique Cardoso, obtém resultados insatisfatórios em Estados nos quais seu principal aliado, o PFL, possui boa implantação eleitoral.
Na Bahia, do ex-governador Antonio Carlos Magalhães, FHC recolhe só 13% de intenções de voto, contra 52% para o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva.
O quadro desfavorável também se repete em Santa Catarina, onde o pefelista Vilson Kleinubing deixou o governo estadual com um dos maiores índices de aprovação.
Em Pernambuco, governado por Joaquim Francisco (PFL), Lula tem 40 pontos de vantagem sobre Fernando Henrique.
O tucano também enfrenta dificuldades no Estado dominados politicamente pelo seu partido, o Ceará do governador Ciro Gomes.
Pesquisa do Datafolha, com 13.017 questionários em todo o país, revela que os simpatizantes do PFL se dispõem, em sua maior parte, a votar no candidato do PSDB (38%, contra 30% dos que votarão no petista).
Mas ao serem indagados quem vencerá a eleição presidencial, Fernando Henrique cai para o segundo lugar (29%), bem atrás de seu adversário do PT (51%).
Em suma, os dirigentes pefelistas, neste início de campanha, não conseguiram traduzir o capital eleitoral que possuem em intenção de voto para a coligação.
A pesquisa, feita entre 9 e 13 de junho, também demonstra que a tendência à bipolarização entre Lula e Fernando Henrique começa a asfixiar outros concorrentes nos Estados em que eles têm suas maiores bases.
O candidato do PMDB à Presidência, Orestes Quércia, em São Paulo, onde obtém seu melhor resultado, está com apenas 13% das intenções de voto. Ele está distanciado de Lula, com 36%, e Fernando Henrique, com 24%.
A única exceção é Esperidião Amin (PPR), que encabeça a pesquisa em Santa Catarina, mas com uma ressalva importante: os 31% que ele registra representam a metade do que já recebeu, quando as pesquisas eram feitas com base em seu projeto de disputar o governo daquele Estado.
O Datafolha também revela que 87% dos simpatizantes do PT votarão em Lula, 58% dos que se identificam com o PSDB votarão em Fernando Henrique e 50% dos pedetistas votarão em Brizola.
É o normal. Mas Quércia está em terceiro lugar, com 17%, entre os eleitores do PMDB, o mesmo ocorrendo com Amin, com 19%, quando se trata dos eleitores de seu partido, o PPR.
A preferência pela candidatura Lula diminui conforme o eleitor é mais idoso ou tem um nível de escolaridade maior. Com FHC a tendência é oposta.

Texto Anterior: Veja como foi feita a pesquisa
Próximo Texto: Rejeição a Enéas atinge os 29%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.