São Paulo, domingo, 19 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARTAS

"Gostaria de sugestões para reformar a edícula onde moro, juntamente com meu marido. Como a casa fica nos fundos, acho importante criar um corredor interno para ligar os cômodos. A casa é muito quente, por ter telhado em amianto. O que faço para diminuir o problema?"(Helena Lopes Arruda, 36, São Paulo-SP)

Resposta do arquiteto Marcelo Katsuki, 26: "Os cômodos da edícula foram interligados, mantendo apenas um porta de acesso externo. As demais foram substituídas por janelas, que permitirão uma insolação adequada e maior segurança. O acesso ao quarto e ao banheiro é feito através da cozinha, que teve sua área ampliada, permitindo a disposição de uma mesa para refeições, sem prejudicar a passagem pelo ambiente. A sala teve sua parede frontal deslocada para frente, com aumento em sua área e disposição da porta de acesso na lateral. As telhas de fibrocimento podem ser substituídas por telhas cerâmicas a fim de reduzir problemas como o barulho e propiciar conforto térmico, bastando adaptar a estrutura do telhado. Outra opção seria construir um forro com manta isolante termoacústica sob o telhado ou uma laje, mas essas opções ficam condicionadas à sua disponibilidade de orçamento para a reforma."

Texto Anterior: Pernambuco é boa opção
Próximo Texto: SP tem melhor mercado, dizem empresários
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.