São Paulo, domingo, 19 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fungo gosta de umidade

CARMEN BARCELLOS
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Os fungos são microorganismos que encontram na umidade a condição ideal para se desenvolverem, criando as manchas de mofo.
O professor Walderez Gambale, 47, do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, alerta que a concentração de fungos atinge níveis não-aceitáveis se a umidade relativa do ar for superior a 60%.
As consequências, nestes casos, são alergias das vias respiratórias, como a asma e a rinite, em pessoas predispostas a essas doenças.
Luiz Chichiercio, 55, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, lembra velhas regras que ajudam a evitar a umidade.
Em primeiro lugar, é necessário abrir portas e janelas, para que o ambiente receba pelo menos uma hora de luz solar diariamente e uma boa ventilação.
Para Chichiercio, pessoas alérgicas devem evitar carpetes, papéis e tecidos de parede e cortinas.
Quanto aos tapetes, devem ser colocados ao sol pelo menos a cada 15 dias.
Maria Akutsu, 41, da divisão de Engenharia Civil do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), alerta para que se evite que o vapor do banheiro ou da cozinha atinja ambientes, como o quarto.
Ela aconselha que se deixem aberturas nas janelas durante o dia –maiores entre 10h e 14h, quando o ar está mais aquecido. (CB)

Texto Anterior: O QUE O MERCADO OFERECE
Próximo Texto: Atração mundial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.