São Paulo, domingo, 19 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidentes da Coréia do Sul e do Norte farão reunião de cúpula

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O presidente da Coréia do Sul, Kim Young-sam, aceitou no sábado a proposta do dirigente da Coréia do Norte, Kim Il-sung, de realizar uma cúpula intercoreana, dedicada à crise nuclear e uma eventual unificação da península.
"O presidente Kim Young-sam aceitou a proposta e expressou sua intenção de se reunir com o presidente da Coréia do Norte, Kim Il-sung, em qualquer lugar e a qualquer momento", aunciou a presidência sul-coreana.
A proposta de Kim Il-sung foi transmitida pelo ex-presidente norte-americano Jimmy Carter, que chegou ontem à Coréia do Sul, depois de realizar uma visita de três dias à Coréia do Norte, onde anunciou progressos na direção de uma solução da crise do programa nuclear norte-coreano.
A cúpula reuniria pela primeira vez os presidentes dos dois países, que estão numa trégua tensa desde a guerra da Coréia (1950-1953).
Carter se reuniu na Coréia do Norte com Kim Il-sung e anunciou que este havia aceitado bloquear o programa nuclear de seu país e autorizar o ingresso de inspetores internacionais.
Em entrevista coletiva, Carter afirmou que sanções teriam pouco efeito e seriam "um insulto" para a Coréia do Norte e seu presidente.
Carter, cuja visita foi particular, indicou ter sido autorizado pelo presidente Clinton a garantir à Coréia do Norte que os EUA não fariam ataques nucleares contra ela.
Desde a guerra, as duas Coréias estão separadas por uma zona desmilitarizada e distanciadas ao ponto de não existirem entre ambas comunicações telefônicas.

Texto Anterior: Jovem judeu lembra atentado de Brooklyn
Próximo Texto: 'Daily Mirror' diz que Andrew é 'idiota'; Charles vai pagar US$ 1,5 mi de taxas; Foto de Sukarno nua aparece em disquete; Berlim se despede das tropas aliadas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.