São Paulo, segunda-feira, 20 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Correção da URV será pelo índice mais alto

LILIANA LAVORATTI
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo vai aumentar o valor da URV (Unidade Real de Valor) até o final de junho, para neutralizar o efeito da aceleração dos preços deste mês na inflação de julho –o primeiro mês da nova moeda.
A equipe econômica decidiu que a correção da URV será feita pela taxa mais alta e não pela média dos três índices que balizam o cálculo do indexador, segundo a Folha apurou.
O último valor da URV, no dia 30 de junho, deverá ficar perto de CR$ 3.000,00. A previsão inicial era de CR$ 2.700,00.
Outro objetivo da medida é evitar demandas judiciais por reposição salarial. Ao optar pelo índice mais alto, o valor real dos salários –e demais contratos urvizados– ficaria preservado.
Junto com o esforço de provar à população que a inflação de julho não será a indicada pelos índices contaminados pelo cruzeiro real, o governo enfrentará um outro problema.
O primeiro mês do real coincidirá com o início da entressafra agrícola, período em que os preços dos alimentos básicos sobem, pressionando a inflação.
Esse foi um dos motivos que levou os assessores do ministro da Fazenda, Rubens Ricupero, a rever a estimativa inicial de correção da URV em junho, de 46,6%.
Projeções do mercado feitas na última semana indicam que o IPC-Fipe poderá chegar aos 50%. Os outros dois índices que servem de referência para o cálculo da URV são o IGP-M e o IPCA-E. As últimas projeções de consultores privados para estes dois índices são de 45,2% e 45,8%.
A equipe econômica tem motivos para se preocupar com os efeitos da inflação de junho em julho. É que, além da aceleração dos preços e da proximidade da entressafra, a especulação na troca da moeda também deve pressionar.
O acompanhamento de preços da Fazenda identificou na última semana um movimento de remarcação nos setores que vinham apenas acompanhando a URV.

Texto Anterior: CONFIRA A VERBA DESTINADA A CADA ESTADO
Próximo Texto: Ricupero evita dar palpite sobre jogo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.