São Paulo, segunda-feira, 20 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campanha de FHC usa jato do governo

DO ENVIADO ESPECIAL E DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTARÉM

Erramos: 22/06/94

Esta reportagem afirma incorretamente que o avião Aerocomander PT-IGL é um jatinho. Na realidade, o avião é um turboélice (é impulsionado por hélices e não por turbinas a jato). Campanha de FHC usa jato do governo
A campanha do candidato do PSDB à Presidência, Fernando Henrique Cardoso, utilizou ontem um jatinho do governo do Ceará na caravana que visitou a cidade de Sobral (a 220 km de Fortaleza).
A lei eleitoral 8.713/93 proíbe expressamente, no artigo 45, o uso de dinheiro ou bens do Poder Público nas campanhas. A legislação inclui, entre as despesas eleitorais, os gastos com o transporte e deslocamento do candidato.
O assessor de Imprensa do Estado, Sérgio Pires, disse à Folha que pode haver demissão caso o governador comprove que suas ordens foram descumpridas.
"A determinação do governador foi para proibir qualquer coisa desse tipo", afirmou.
Fernando Henrique disse ontem no Ceará que a luta contra a inflação é permanente, e ressaltou que ela poderá voltar a subir após o plano se o próximo governo não der continuidade ao seu programa.
O candidato acha que só ele tem condições de, como presidente, dar continuidade ao plano. FHC disse que, se o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, vencer as eleições, não terá meios de controlar a inflação.
FHC disse anteontem em Santarém (PA) que "Lula não tem formação econômica e não entende de economia". Ele comentou as críticas que o candidato do PT tem feito ao Plano Real por não ter atacado o lucro exagerado dos bancos.
"Ele não entende que o Plano Real, acabando com a inflação, com a ciranda financeira, vai acabar com o alto lucro dos bancos, que serão os maiores atingidos."
O candidato tucano diz considerar que somente o PT não quer acreditar no sucesso do plano.
"Em São Paulo e aqui em Santarém, nós temos notado que o povo está torcendo pelo sucessso do Plano Real. Acha que o plano só não vai dar certo quem não entende de economia", disse FHC.

Texto Anterior: Estudos contestam utilidade de ferrovia
Próximo Texto: Amin diz como quer "salvar" Plano Real
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.