São Paulo, segunda-feira, 20 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Greenpeace vê risco de câncer

DA REPORTAGEM LOCAL

Um vídeo e panfletos produzidos pela seção brasileira do Greenpeace criticam as usinas.
Em um trecho, o panfleto afirma que a queima do lixo produz "dioxinas", que são "as substâncias mais tóxicas e acumulativas (não são eliminadas pelo corpo) conhecidas pela ciência."
Os panfletos que estão sendo distribuídos pelo "Movimento Contra a Usina de Lixo na Zona Leste" lembram que ela vai receber um caminhão de lixo a cada três minutos, 24 horas por dia, "congestionando a região".
Os moradores criticam também o projeto, lembrando que a usina será construída a cem metros de um posto de saúde e ao lado de uma escola e de um conjunto habitacional construído em regime de mutirão.
O secretário Barros defende seu projeto. "A usina não polui e não tem nenhum cheiro. O padrão de controle ambiental é europeu. As críticas estão sendo feitas por pessoas mal informadas ou com interesse político", diz.
Segundo o engenheiro Antonio Derato, responsável pela usina da Etesco, ela não traz riscos à saúde da vizinhança. "Ela tem a mesma tecnologia de usinas que existem há anos nas principais cidades da Europa", diz.
A usina usa um sistema de filtro eletrostático. Usando corrente elétrica, ele cria um campo magnético que prende as partículas de poluição, evitando que elas saiam pela chaminé.
Nair, do grupo que se opõe à obra, duvida da segurança da usina. "Se até uma fogueira produz fumaça, imagine a queima de 2,5 mil toneladas de lixo por dia."
Lixo em SP
O resto do lixo é formado por 3 mil toneladas de material orgânico (que serão transformados em adubo nas usinas de compostagem) e 4 mil toneladas de entulho (que vão para aterros sanitários).
As outros 2 mil toneladas continuarão a ir para aterros sanitários. "Essa parte vai para o aterro São João, na zona sul, que tem capacidade para receber lixo até o ano 2040", assegura Barros.

Texto Anterior: Médico dá palestra sobre Aids na Folha; Maconha é plantada em reserva indígena; Caminhão capota e mata feirante em SP; Grávida de 5 meses é assassinada a tiros; Mulher é agredida com dentadas na orelha
Próximo Texto: SP importa incineradores para lixo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.