São Paulo, segunda-feira, 20 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tratamento "salva" fios de cabelos femininos

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Perder os cabelos –um dos maiores temores femininos– é quase sempre um problema temporário e reversível.
A mulher deve procurar tratamento o quanto antes para alcançar bons resultados.
Mabel Cristina Dias, dermatologista da clínica Dermatus, diz que primeiro é preciso saber se a mulher está com perda acentuada.
A renovação capilar –que possibilita a troca de fios velhos por novos– produz uma queda pequena e contínua dos cabelos.
A perda de 50 a 100 fios por dia é considerada normal para mulheres até 40 anos. Acima dessa idade, a renovação é mais lenta e a quantidade de cabelo que cai deveria ser menor.
Quando o número excede 100 fios ou a mulher começa a perceber cabelos na roupa, no travesseiro e sobre os objetos que manuseia é hora de procurar auxílio.
Segundo Mabel, a dermatite seborréica (distúrbio no couro cabeludo que leva à oleosidade excessiva, coceira e descamação) é a principal responsável pela queda.
O controle da dermatite com o uso de xampus específicos reverte o problema.
O couro cabeludo é sensível a alterações hormonais. O começo ou a interrupção do uso da pílula anticoncepcinal e o pós-parto podem ser momentos críticos.
Depois da menopausa, a queda do nível do estrógeno –hormônio feminino– enfraquece a raiz dos cabelos (folículos).
Dietas rigorosas, estresse e alguns medicamentos (excesso de vitamina A ou remédios para o controle do colesterol no sangue) são outros inimigos.
Três a seis meses após infecções como gripe, caxumba, escarlatina e rubéola pode haver um aumento na velocidade da perda.
Os especialistas divergem quanto à utilidade dos complementos nutricionais com vitaminas e aminoácidos e tônicos capilares.
Os tratamentos mais aceitos usam substâncias que estimulam o trabalho dos folículos.
O minoxidil é o mais conhecido. Ele provoca a dilatação dos vasos sanguíneos e aumenta a circulação de sangue no couro cabeludo.
As mulheres aplicam o produto na cabeça duas vezes ao dia por um tempo limitado. Os resultados são visíveis em menos de um mês.
O uso do minoxidil pode ser interrompido após alguns meses sem o risco do cabelo voltar a cair.
Na fototerapia, a paciente se submete a "banhos de luz" na cabeça feitos com lâmpadas que emitem raios ultravioletas.
O processo é feito em dez sessões que duram cinco minutos.
Para Mabel, o melhor tratamento é o que corrige os distúrbios que levam à queda dos cabelos combinado com um estímulo adequado para os folículos.
"Ninguém deve copiar fórmulas de vizinhas e cabeleireiras. Só um especialista está habilitado para essa escolha", conclui Mabel.

Texto Anterior: SP importa incineradores para lixo
Próximo Texto: Funcionária pública faz sessões com fototerapia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.