São Paulo, segunda-feira, 20 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entidade alerta sobre 'polêmica do silicone'

DA REPORTAGEM LOCAL

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica quer "colocar um fim" na polêmica criada em torno das próteses de silicone. Munir Curi, presidente nacional da entidade, está solicitando aos cirurgiões associados que informem e orientem suas pacientes.
"Queremos dizer que até o momento não há evidências de que as próteses de silicone tenham relação com o aparecimento de doenças. Isso não quer dizer que não se possa provar no futuro que esta relação existe."
Curi disse que a posição da entidade não significa uma defesa dos fabricantes. "Não queremos retirar a responsabilidade deles, mas até hoje não temos base científica para condenar o silicone."
Curi disse que os cirurgiões estão orientados para examinar suas pacientes e fornecer um relatório médico sobre as condições da prótese e se há evidências ou sintomas de doenças.
Segundo Curi, os médicos devem também fornecer às pacientes o endereço da Corte de Birmingham (EUA) para que possam se inscrever no fundo de indenização criado pelos fabricantes.
Neste final de semana terminou o prazo para que as usuárias de próteses apresentem contestações junto à Corte norte-americana. Segundo o advogado Fernando Vergueiro, de São Paulo, as mulheres ainda poderão se inscrever no programa de indenização.
Usuárias que não tiveram problemas com a prótese também podem se inscrever para garantir possíveis doenças futuras.
Os fabricantes norte-americanos concordaram com um fundo de indenização de US$ 4,5 bilhões, mas 97% deste dinheiro devem ficar com as norte-americanas. A Dow Corning vendeu cerca de 30 mil próteses no Brasil nos últimos 15 anos. Até agora, cerca de 800 mulheres brasileiras se inscreveram no programa.
Segundo o Procon –órgão de defesa do consumidor– mulheres que tiveram ou têm problemas com próteses nacionais deve entrar com ações na Justiça brasileira. (AB)

Texto Anterior: HC de São Paulo cria projeto para idosos; Copa concorre com congresso no Incor; Novo antibiótico é lançado no Brasil; Evento vai discutir diabetes no Senac; Método visa reduzir rejeição em transplante; Hospital do Servidor está oferecendo estágio; Ultrassonografia é tema de curso em SP
Próximo Texto: LIVROS JURÍDICOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.