São Paulo, segunda-feira, 20 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dunga agora quer ser igual a Cerezo

FERNANDO RODRIGUES
DO ENVIADO A LOS GATOS

Ao sair do último treino coletivo antes da Copa do Mundo, no sábado à tarde, o volante Dunga disse: "Eu olho muito o Toninho Cerezo, para ver o jeito que ele joga e tentar ajudar o time no ataque".
Dunga fez um de seus melhores treinos na seleção no sábado. Entre os meio-campistas, foi o mais efetivo, marcando um dos três dos titulares, que venceram por 3 a 2.
Em 49 minutos de treino, finalizou seis vezes ao gol. Acertou cinco finalizações. Em uma delas, marcou um gol de cabeça, mergulhando na área depois de um cruzamento do lateral Leonardo.
"O Cerezo faz esse tipo de jogada muito bem. Ele sabe ficar esperando para entrar na área depois do centroavante, pois sempre sobra para alguém. É isso que venho tentando", disse Dunga à Folha.
O volante está exercendo uma função muito mais ofensiva do que aquela que desempenhou em 1990, na Copa do Mundo da Itália.
Na Itália, Dunga ficava quase que exclusivamente limitado ao trabalho de desarme. Raramente ia para o ataque.
No treino de sábado, Dunga se dedicou principalmente a organizar jogadas do meio de campo para o ataque. É isso que deve fazer no jogo de hoje à tarde.
Desde o fracasso da Copa de 90, Dunga ficou conhecido como um dos responsáveis pelo resultado daquele Mundial. Seu nome acabaou emprestado para definir essa fase, que ficou conhecida publicamente como a era Dunga.
O volante resistiu às críticas. Hoje, o técnico Carlos Alberto Parreira e seu auxiliar Mário Jorge Lobo Zagalo consideram Dunga essencial para o time.
"Minha família me ajudou muito. E eu sabia que não podia sair da seleção daquele jeito. Tinha que deixar uma impressão melhor", diz o jogador.
Na seleção, a recuperação de Dunga perante os colegas de time parece ser total. Ele é um dos líderes do grupo e chegou até ser escolhido por Parreira como capitão em um jogo amistoso.
"Mas eu sei que o jogador só vai bem se o restante do time está bem. Tenho certeza que estamos bem. Preparados para o jogo contra a Rússia". (FR)

Texto Anterior: Mauro Silva fica "preso"
Próximo Texto: O problema é que a Rússia já não é mistério
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.