São Paulo, segunda-feira, 20 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dois brasileiros superaram os 8.000 m

DA REPORTAGEM LOCAL

Apenas dois alpinistas brasileiros venceram a barreira dos 8.000 m de altura: Waldemar Niclevicz e Sergio Beck.
Waldemar foi o último da expedição a desistir a 8.500 m, recorde sul-americano. Um defeito no equipamento de oxigênio o impediu de chegar ao cume.
"Ainda desci ao acampamento para tentar consertar", conta, "mas percebi que não dava para voltar. Fiquei frustrado, em estado de depressão por cinco dias."
Só na descida Waldemar se tocou que estva seriamente debilitado. "Estava com um estiramento no diafragma e ficava cuspindo sangue", diz.
Depois a frustração foi trocada por orgulho. "Quebrei o mito do gigante. Na próxima vez vou com muito mais tranquilidade."
A história está em "Tudo pelo Everest", livro que Waldemar produziu por conta própria e que tem sua segunda edição lançada em agosto pela Saraiva.
Sérgio Beck, 44, foi o primeiro brasileiro a vencer os 8.000 m. Em abril de 1991 ele chegou sozinho e sem oxigênio no cume do monte Cho-Oyu, o sexto mais alto do mundo, com 8.201 m.
O objetivo da subida era se preparar para o Everest, que fica 30 km a leste do Cho-Oyu.
"Mas durante a descida tive um problema de congelamento nos dedos das mãos e dos pés e tive que desistir", conta Sérgio.
Curiosamente, a sensação de vitória ao chegar no topo foi dividida com uma certa frustração. "Eu estava na expectativa de olhar de cara para o Everest, mas o tempo estava nublado, não dava para ver nada", lembra.
Completamente apaixonado por caminhadas, Sérgio prefere ser discreto com seu feito. Não gosta de patrocinadores nem de ficar divulgando suas viagens.
O dinheiro vem de sua fábrica (e loja) de equipamentos para caminhada (Mochila & Cia).
A experiência ele divide em pequenos livros teóricos sobre o assunto. Já publicou dois: um sobre técnicas de caminhada e outro com receitas de comida para acampamento. Ainda este ano lança um de primeiros socorros.

Texto Anterior: NOS LIMITES DA TERRA
Próximo Texto: OCEANIA; OCEANO PACÍFICO; ATLÂNTICO; NO MUNDO; BRASIL
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.