São Paulo, segunda-feira, 20 de junho de 1994
Texto Anterior | Índice

QUEM SÃO OS ZULUS?

A tribo zulu, única monarquia tribal do mundo, é formada por seis milhões de pessoas. É o maior grupo étnico da África do Sul, com fortes ímpetos nacionalistas.
Durante a vigência do apartheid, em que a minoria branca do país governou, a maioria dos zulus viviam na "pátria" de KwaZulu, ou Zululândia, onde foi adquirindo forma a atual violência que afeta esta região da África do Sul. Os homens zulus emigraram para trabalhar nas minas de ouro ou nos canaviais que circundam a província de Natal.
A nova constituição sul-africana, que aboliu as diferenças raciais, incorporou a Zululândia a uma província maior. Rebatizada KwaZulu/Natal, a província estende-se das planícies do interior até a costa do Oceano Índico.
De herança guerreira, os zulus se converteram em uma poderosa força tribal no século 19. A monarquia militar sobreviveu até ser conquistada pelos britânicos em 1879. Para manter a Zululândia fora do alcance dos boêres e dos alemães, a Grã-Bretanha a converteu em protetorado em 1887.
Atualmente a África do Sul negra, que representa 75% dos 40 milhões de habitantes do país, é sem dúvida a comunidade mais complexa do continente africano.
A nova bandeira provisória da África do Sul, que ondulará durante cinco anos, tempo de funcionamento do parlamento interino, traz seis cores que representam as cores de cada partido político, da extrema esquerda à extrema direita.

Texto Anterior: Astrônomos descobrem planetas por meio de observação indireta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.