São Paulo, segunda-feira, 20 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Botswana tem empresa-modelo

DE WASHINGTON

A empresa de água de Botswana, no sul da África, é considerada pelo Banco Mundial como um modelo de empresa pública de serviço de infra-estrutura no seu relatório sobre desenvolvimento.
A Botswana Water Utility Corporation (BWUC), criada em 1970, tem um dos menores índices de perda no sistema de distribuição do mundo em desenvolvimento (15%) e a política mais realista de tarifas.
Se há condições desfavoráveis (como ocorreu na seca de 1985-1986), as tarifas sobem de imediato, o que ajuda a reduzir a demanda e evita a necessidade de racionamentos.
Uma família de seis pessoas que consuma cem litros de água por dia paga à BWUC US$ 8,55 mensais, o que equivale a 8% da renda familiar mínima no país. Se o consumo fica em 80 litros diários, a conta cai para US$ 5,00.
Famílias com rendas maiores, que consumam 200 litros diários, pagam quase quatro vezes mais do que as mais pobres por metade do consumo. (CELS)

Texto Anterior: Projetos do Brasil são elogiados no documento
Próximo Texto: Eleição presidencial colombiana apresenta baixo comparecimento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.