São Paulo, quarta-feira, 22 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AZT evita passagem do HIV de mãe para filho

DA REDAÇÃO E DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O AZT, remédio usado contra a Aids, pode evitar a transmissão do vírus HIV da mãe para o feto mesmo quando ela já manifestou sinais da doença.
}Dados sugerem que os efeitos benéficos do AZT podem se estender a mulheres (que já manifestaram sinais de Aids), escreveu a pesquisadora Pamela Boyer.
A cientista, da Universidade da Califórnia, publica estudo na edição de hoje da revista da Associação Médica Norte-americana.
O trabalho confirma dados publicados anteriormente.
Mães de 26 bebês foram tratadas com AZT durante a gravidez ou durante o parto. Só houve transmissão do HIV para 1 dos bebês.
Nas mães de 42 bebês que não receberam AZT, houve transmissão de mãe para filho em 12 casos.
Molécula
Cientistas da Universidade de Florença (Itália) disseram ter descoberto uma molécula que orienta a maturação de células de defesa do organismo.
Segundo eles, a molécula existem apenas em um tipo de célula de defesa, o linfócito TH2, que se torna predominante com a evolução da Aids.

Texto Anterior: Fumo na gravidez ataca pulmão de feto
Próximo Texto: Justiça notifica Fleury por apoio a Munhoz
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.