São Paulo, quarta-feira, 22 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fumo na gravidez ataca pulmão de feto

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Crianças cujas mães fumaram durante a gravidez têm capacidade pulmonar reduzida, sugere estudo da Universidade Harvard publicado na última edição do }American Journal of Epidemiology.
}Essas crianças têm chances maiores de estarem sujeitas aos riscos do fumo e a doenças respiratórias, disse Douglas Dockery, co-autor do estudo.
Segundo os resultados, a medida do fluxo de ar nos pulmões foi 5% menor nos filhos de mães que fumavam durante a gravidez.
O estudo envolveu 8.863 crianças com idade entre 9 e 12 anos em 22 cidades dos EUA.
Os mesmos pesquisadores já haviam publicado um estudo mostrando uma capacidade pulmonar reduzida em bebês de seis semanas cujas mães fumaram na gravidez.
Emplastro
Usar emplastro de nicotina mesmo por menos tempo que o recomendado pelos fabricantes ainda é eficaz, sugere estudo publicado hoje na revista da Associação Médica Norte-Americana.
}Vendedores de três das quatro marcas recomendam tratamento por 10 a 18 semanas. Nossos resultados não sustentam essa prática, escreveram os cientistas da Universidade de Wisconsin (EUA).
Eles verificaram que usar o emplastro por oito semanas tem o mesmo efeito que o tratamento mais prolongado.
Um tratamento de oito semanas custa cerca de US$ 224 dólares, um terço a menos que o tratamento por doze semanas (US$ 336).
Os pesquisadores fizeram testes com 5.098 fumantes. Alguns usaram emplastros com nicotina e outros emplastros sem efeito.
Logo após o final do estudo, 27% dos pacientes que usaram emplastro de nicotina tinham deixado de fumar, contra 18% dos que usaram o outro emplastro.
Seis meses depois, 22% dos que usaram emplastro com nicotina continuavam sem fumar, e apenas 9% dos que usaram o emplastro inócuo.

Texto Anterior: Anúncio 'lembra' liberdade individual
Próximo Texto: AZT evita passagem do HIV de mãe para filho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.