São Paulo, quarta-feira, 22 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Irmãos com doença do sono podem morrer

PAULO FRANCISCO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM NATAL

Os irmãos Marcelo, 10, Marconi, 9, e Tatiane da Silva Cunha, 8, que sofrem de uma doença que provoca longos períodos de sono, têm poucas chances de sobrevivência, segundo a neuropediatra Solange de Lima Góes, 47.
Solange disse ontem que a mãe das crianças, a dona-de-casa Rosa Maria, já está consciente de que "elas vão morrer provavelmente antes da fase adulta".
Segundo Solange, que acompanha o caso das crianças de Natal (RN) há dois anos, as crianças sofrem de um doença metabólica não-identificada.
O metabolismo normalmente produz enzimas e substâncias necessárias ao bom funcionamento do organismo.
A neuropediatra disse que quando há um déficit ou excesso na produção de enzimas ou das substâncias, as alterações bioquímicas podem prejudicar a atividade cerebral.
Solange afirmou que a doença nas crianças está se agravando. Elas estão sofrendo alterações no funcionamento do cérebro, de movimentos, além de atraso mental e crises convulsivas.
"Na maioria das doenças metabólicas não se conhece as causas, muito menos como tratá-las", disse. "Esse tipo de doença leva à morte com debilidade progressiva."
Subnutrição
Segundo a médica, as crianças também estão começando a sofrer um processo de subnutrição devido à doença.
Ela descartou a possibilidade da subnutrição ter provocado o início do processo de sonolência nos irmãos.
"As crianças tiveram o acompanhamento de uma nutricionista do Centro de Reabilitação Infantil de Natal e não foi verificado nenhum grau de subnutrição", afirmou a médica.
Exames toxicológicos foram realizados e todos os resultados foram negativos.
A neuropediatra conseguiu junto ao laboratório Lavousieur, em São Paulo, exames gratuitos para fazer a "triagem de erros do metabolismo".
Esse exame verifica as enzimas e substâncias que podem estar provocando a doença.
O laboratório deve enviar a Natal esta semana um kit especial para coletar amostras de sangue dos três irmãos.

Texto Anterior: Infectologia funerária
Próximo Texto: Inverno exige mais cuidado com plantas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.