São Paulo, quarta-feira, 22 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Três critérios definem amostra

DA REPORTAGEM LOCAL

Segundo a professora Elizabeth Balbachevsky, do Nupes (Núcleo de Pesquisas de Ensino Superior) da USP, que coordenou a pesquisa da Carnegie Foundation no Brasil, três critérios foram usados durante a coleta dos dados no país.
Em primeiro lugar, deu-se atenção para a localização. As escolas foram escolhidas de modo a respeitar a grande densidade de escolas em alguns Estados, sem que os demais ficassem ausentes.
Outro dado foi a porcentagem de doutores, para que participassem escolas de níveis de excelência distintos.
Finalmente, deu-se atenção ao tamanho das escolas, para que houvesse instituições de pequeno, médio e grande porte.
Com a amostra escolhida, foram sorteadas 20 escolas que tiveram professores entrevistados. Ao todo, 981 professores responderam aos questionários.
As escolas de grande porte sorteadas foram USP, Escola Paulista de Medicina, PUC-RJ e UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
A UFRJ não permitiu que seus professores respondessem aos questionários, alegando não querer ser avaliada, disse Balbachevsky.

Texto Anterior: 'Greve agrava crise do ensino'
Próximo Texto: Aprenda a tratar plantas no inverno
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.