São Paulo, quarta-feira, 22 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aprenda a tratar plantas no inverno

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Quem quiser ver suas plantas bonitas na primavera, tem que cuidar delas agora. O inverno é a época do ano em que muitas delas entram numa espécie de dormência, acordando em setembro e outubro.
Significa que esta é a época do ano ideal para relocar as plantas, podá-las ou trocar parte da terra dos vasos sem que corram risco. "Pode-se manejá-las sem que elas sofram", diz o professor Antonio Carlos da Silva Barbosa, 50, da Escola Paulista de Paisagismo.
As únicas plantas que não devem ser tocadas no inverno são as de regiões quentes e litorâneas, como as palmeiras e dracenas. Também não se deve podar ou remover as azaléias, que entram em floração nas próximas semanas.
"Esta época do ano é a de preparação para a primavera", diz a paisagista Neiva Rizzotto. Mesmo que o inverno em São Paulo não seja tão rigoroso, as plantas sentem a diminuição da luz e a queda da temperatura.
"A maioria delas reage com uma espécie de dormência", diz a bióloga Célia de Assis, 35, assessora da revista "Natureza". Algumas perdem as folhas e quase todas crescem menos.
As mudanças são menos perceptíveis em plantas de interior. Ainda assim, elas merecem cuidados especiais. Samuel Jorge de Mello, colecionador de plantas raras e proprietário da Exótica, recomenda que os vasos sejam mantidos próximos à janela.
Desta forma, as plantas sofrerão menos com o frio e a diminuição da luz. Por ser um período de dormência –uma espécie de preparação para a floração–, Mello recomenda que as adubações sejam mais espaçadas.
Ao invés de adubá-las a cada mês, deve-se fazer isso a cada 45 dias ou dois meses. As regas também podem ser diminuídas, mas nunca esquecidas. "Use o dedômetro", sugere a Célia de Assis. Se a terra estiver ressecada, é hora de regar.
Pratos colocados sob os vasos devem apenas receber o excesso das regas. A água deve ser retirada para evitar que as raízes apodreçam. Mesmo no inverno, a poeira das folhas deve ser retirada para facilitar a respiração.
Para as plantas de jardim –árvores e arbustos–, o inverno é a época das podas. As roseiras estão entre as plantas que necessitam de poda anual. Para a maioria das outras, a poda é opcional. "É a época ideal para se disciplinar o crescimento de arbustos e árvores, diz Samuel de Mello. Para isso, deve-se utilizar canivetes ou tesouras afiadas para não "mastigar" o caule, o que facilita a penetração de fungos.
O inverno é também a época de limpeza das plantas. "Observe as árvores e veja se há galhos secos. É hora de cortá-los", diz Mello. Se a planta está torta, é a época de amarrála a uma estaca.
Alguns jardineiros costumam cobrir o gramado com uma fina camada de terra nesta época do ano. O professor Silva Barbosa diz que esta "reposição de substrato" é necessária, mas não precisa ser feita no inverno.

Texto Anterior: Três critérios definem amostra
Próximo Texto: Ceagesp oferece o melhor preço
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.