São Paulo, quarta-feira, 22 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

URV deve ser corrigida pelo índice mais alto

CARLOS ALBERTO SARDENBERG
DA REPORTAGEM LOCAL

Se a inflação em cruzeiros reais se acelerar nos últimos 10 dias deste mês, o governo vai ajustar a URV pelo mais alto dos três índices que a compõem.
Esta não é uma declaração oficial, mas é o que membros da equipe econômica têm sugerido em conversas com jornalistas e pessoal de mercado financeiro.
A URV é calculada conforme três índices de preços, o IPC da Fipe, o IGP-M da Fundação Getúlio Vargas e o IPCA Especial do IBGE. Em geral, a variação da URV fica numa média entre os três.
No momento, as projeções indicam que o índice da Fipe deve ser o mais alto neste mês. Pode chegar a 49,5%. Para os outros dois, as projeções são de 45,5%. Trata-se, portanto, de uma variação significativa.
A idéia de ajustar a URV por um valor mais próximo dos 49% tem o objetivo de reduzir perdas salariais, ajustar a taxa de câmbio e diminuir resíduos inflacionários para o real.
Como estão urvizados, os salários serão beneficiados se a URV for corrigida pelo índice mais alto. Os salários entram melhor no real e, acredita a equipe, isso deve reduzir pressões por reajustes logo no início da nova moeda.
Se a taxa de câmbio URV/dólar for também corrigida pelo índice mais alto, o real entra mais protegido.
Como a taxa de câmbio ficará congelada na base de 1 real igual a 1 dólar e como haverá alguma inflação em real, a moeda brasileira fatalmente ficará sobrevalorizada em relação ao dólar.
Isso dificultará as exportações. Entrando mais desvalorizado em julho, o real resistirá mais tempo à valorização.
Finalmente, os índices de preços que formam a URV não captarão as variações de preço dos últimos dez dias de julho. O período de coleta de preços vai de 20 de um mês a 20 do mês seguinte, aproxidamente.
Por isso, os membros da equipe econômica têm sugerido que se os preços desacelerarem no final de junho, a URV será corrigida pelo índice mais baixo. Se ficarem estáveis, pela média. Se acelerarem, pelo mais alto.

Texto Anterior: Lista mostra diferença de 574% em preço
Próximo Texto: Regra de conversão obrigatória deve adotar média de 6 meses
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.