São Paulo, quarta-feira, 22 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Treinador se revela estrategista

MARIO CESAR CARVALHO
DO ENVIADO A LOS ANGELES

O iugoslavo Bora Milutinovic, técnico dos EUA desde março de 1991, tenta ser uma espécie de Telê Santana ao reposicionar jogadores em campo.
O melhor jogador norte-americano na partida contra a Suíça, Marcelo Balboa, é um exemplo. Balboa sempre jogou como armador, saindo da defesa para acionar as jogadas de ataque.
Tanto que já marcou 10 gols em 90 partidas, um recorde para um jogador de defesa nos EUA.
Milutinovic transformou-o em quarto-zagueiro, jogador de defesa que fica entre o meio de campo e a grande área, e xerife da retaguarda. Foi aí, talvez, que ele conseguiu o empate contra a Suíça.
Não é a única mudança de posicionamento operada por Milutinovic, técnico que levou o México ao 6º lugar na Copa de 86 e pôs a Costa Rica na segunda fase em 90.
O zagueiro Kooiman foi transformado em lateral. Aí, a mudança não funcionou.
"É a terceira vez que jogo nessa posição e não consegui fazer os lançamentos para os contra-ataques", disse Kooiman. (MCC)

Texto Anterior: EUA criam 'superdefesa' contra a Colômbia
Próximo Texto: Maturana quer evitar excesso de individualismo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.