São Paulo, quarta-feira, 22 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alemanha empata e mantém liderança

UBIRATAN BRASIL
ENVIADO ESPECIAL A CHICAGO

O técnico Berti Vogts, da seleção da Alemanha, quase pagou caro por ter optado pela precaução. Ao empatar em 1 a 1 com a Espanha, ontem, em Chicago, o time do treinador alemão classificou-se para a próxima fase da Copa do Mundo, ao somar quatro pontos.
Confiante de ter uma equipe mais bem preparado e com a vantagem de ter vencido a primeira partida (1 a 0, contra Bolívia), Vogts preferiu armar um time mais defensivo, esperando mais pressão da Espanha.
A troca de Riedle por Strunz, porém, desarticulou o time, que pendeu mais para as jogadas na defesa, deixando o atacante Klinsmann sozinho no ataque.
"Os espanhóis, como eu já esperava, jogaram muito bem na defesa. Seu grande mérito foi fazer uma marcação bem próxima, para atrapalhar os toques rápidos dos jogadores da Alemanha. Com isso, eles travaram bem uma de nossas principais características, que são os toques rápidos", comentou Vogts.
O técnico alemão tentou reverter a situação, trocando Moeller pelo veterano Voeller. O atacante inicialmente sentiu a falta de ritmo, mas conseguiu puxar a marcação dos zagueiros, aliviando Klinsmann.
Para o técnico alemão, o gol da Espanha foi resultado de um lance de sorte. "O Goicoechea tentou cruzar, mas chutou errado. O Illgner estava sendo atrapalhado pelo sol e só percebeu isso tarde demais."
A mesma explicação foi confirmada por Goicoechea. "Realmente minha intenção era cruzar, mas a bola moveu-se um pouco para a frente e, quando percebi, acabei chutando direto para o gol", disse o jogador.
Uma falha também foi responsável pelo gol de empate da Alemanha, o que deixou o técnico Javier Clemente, da Espanha, irritado.
"Avisei muito todo o time que não podíamos deixar acontecer as jogadas aéreas, em que os alemães são muito bons", disse Clemente.
O empate, porém, não decepcionou o treinador espanhol, apesar da difícil situação na tabela –soma dois pontos, em dois jogos. Clemente disse que se considera classificado. A Alemanha assumiu a liderança do grupo com quatro pontos. A Bolívia não tem nenhum.
"Eu já sabia que a partida decisiva seria a próxima, contra a Bolívia. Acredito que até com um ponto a mais conseguiremos nos classificar", disse.

Texto Anterior: Polícia elogia os torcedores
Próximo Texto: O JOGO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.