São Paulo, quarta-feira, 22 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro examina ideologia na obra de Frida Kahlo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A pintora mexicana Frida Kahlo acaba de ganhar um novo estudo sobre sua obra. Escrito por Elí Bartra, especialista em pesquisa estéticas, o livro se intitula "Frida Kahlo, Mulher, Ideologia e Arte".
O estudo não enfatiza os detalhes da conturbada personalidade da artista, mas busca examinar a ideologia que orientava a produção dos muralistas e sua relação com a ideologia política da arte.
Para a autora, o muralismo, encabeçado pelos pintores mexicanos Diego Rivera, José Clemente Orozco e David Alfaro Siqueiros, "tem como eixo central os homens e sua própria história".
Frida Kahlo nasceu na Cidade do México em 1910 e morreu em 1954. Foi casada com o pintor Diego Rivera e se destacou por sua militância em favor da causa comunista, tendo convivido com o revolucionário russo Leon Trotski durante seu exílio no México.

Texto Anterior: Rosi expõe Itália dividida em 'Três Irmãos'
Próximo Texto: Estúdios americanos boicotam filmes ingleses
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.