São Paulo, quarta-feira, 22 de junho de 1994
Texto Anterior | Índice

Fotógrafo reanima 'lixo' urbano em ensaio

ANA MARIA GUARIGLIA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Exposição: Taxidermia
Onde: Galeria Fotoptica (r. Cônego Eugênio Leite, 920, tel. 011/280-5480, Pinheiros, zona Oeste)
Quando: abertura hoje, às 19h30; de segunda a sexta, das 9h30 às 18h30; até 29 de julho
Entrada: franca

O fotógrafo Gal Oppido expõe, a partir de hoje, na galeria Fotoptica, o ensaio "Taxidermia", que propõe a reanimação aparente da matéria inerte, utilizando a impressão fotográfica para registro do processo.
Cada imagem pretende recuperar os objetos esquecidos da cidade, ou o "lixo" urbano, como latas, garrafas de plástico, pedaços de calçadas, vegetais, fios, peças gráficas e ossos de animais.
O fotógrafo juntou mais de uma tonelada desses materiais e levou para o estúdio, onde foram retratados sob luz natural, levando em conta suas relações plásticas e estéticas.
Em certas fotos, a colisão desses objetos torna-se um jogo de representação, como na imagem que mostra um guerreiro que parece estar protegido por um escudo, modelado por um saco de cimento, raízes e fios elétricos.
Como não se detém apenas na construção das instalações, Oppido procura explorar as particularidades dos objetos, flagrando-os em suas características naturais.
Assim, a tinta que cobre uma cadeira é, na verdade, sabão em pó colorido, registrado no momento em que refletia uma determinada densidade de tom azul.
Segundo Oppido, as 20 fotos da mostra filtram crenças e emoções suas, em que valem infinitas possibilidades de interpretação.
O ensaio dá continuidade à exposição "Objeto Menor Abandonado", apresentado no MIS, em 1991, em que a marginalidade dos objetos era retratada como "natureza morta", revivendo um dos temas clássicos da fotografia.
Gal já expôs na França, nos Estados Unidos, em Cuba e na Holanda.
Atualmente, trabalha com editoriais, fotos de arquitetura e artes cênicas para revistas como "Vogue" e "Zoom".

Texto Anterior: Begley retrata ausência de vida com poesia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.