São Paulo, quarta-feira, 22 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BNDES financia compra de micros

MARIA EDICY MOREIRA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) lançou na semana passada um programa de financiamento de computadores para pequenas empresas e profissionais liberais.
Os financiamentos estarão disponíveis no mercado apenas por intermédio de entidades de classe, como associações e sindicatos.
Essas entidades –em parceria com o BNDES, que trabalha com o Ministério da Ciência e Tecnologia e com entidades de informática– escolherão os bancos com os quais vão operar.
As associações e sindicatos escolherão também os fornecedores de equipamentos e programas e intermediarão o financiamento, orientando os interessados.
A principal inovação do financiamento, segundo Paulo Roberto Melo, 45, gerente setorial do complexo eletrônico do BNDES, está no fato de o BNDES financiar a compra de pacotes completos.
Em vez de produtos isolados, os fornecedores terão soluções completas –micro, impressora e programas e treinamento para cada tipo de usuário.
O financiamento –em 30 meses, com seis de carência para começar a pagar– cobre até 85% do valor total dos bens, com juros reais de 10% ao ano.
O banco, segundo Melo, já tem disponíveis US$ 150 milhões para a fase inicial do programa, mas esse valor deve ser aumentado.
No ano passado, as diversas linhas de financiamento do banco destinaram US$ 900 milhões às micro e pequenas empresas.
Segundo Melo, outra característica do projeto é a simplicidade. O financiamento não exigirá garantias das empresas. Funcionará como crédito direto ao consumidor.
"A meta é aprovar o financiamento em poucas semanas", diz.
O BNDES assina esta semana, com a Sociedade de Medicina e e Cirurgia do Rio de Janeiro, o primeiro convênio de financiamento.
Já estão sendo estudados acordos com outras entidades do Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia.
O BNDES espera também a inscrições de entidades de São Paulo e do sul do país. (MEyM)

PARA SABER MAIS
BNDES: tels. (021) 277-7284 e (011) 251-5055

Texto Anterior: FINANCIAMENTOS PARA MICROS
Próximo Texto: Falta de software prejudica desempenho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.