São Paulo, quarta-feira, 22 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IBM prepara disco laser multicamadas

JONATHAN BEARD
DA "NEW SCIENTIST"

A famosa pilha de listas telefônicas –comparação usual para a quantidade de informação armazenada no disco de um computador– está prestes a crescer.
A IBM anunciou no final de maio novos discos ópticos com capacidade muito maior que a dos atuais CD-ROMs. Os discos contêm diversas camadas semitransparentes, cada uma contendo tantos dados quanto os discos atuais, e mesmo assim são lidos por um só sistema de laser óptico.
Segundo a IBM, os novos discos e leitores poderiam estar disponíveis em um ou dois anos.
"O impacto desses novos discos deve ser tremendo", diz Edward Engler, do laboratório de armazenagem óptica da IBM em San Jose, na Califórnia (EUA). "Um disco de dez camadas vai comportar tantos dados –6,5 Gigabytes– quanto dez dos discos de CD-ROM atuais, com exatamente o mesmo diâmetro, e vai ter tempo de acesso semelhante."
Nos leitores de CD-ROM existentes, um disco de plástico gira sob um laser, um sistema de lentes e um detector de luz. Pequenas marcas estampadas na superfície do disco durante sua montagem refletem a luz de maneira diferente da feita pela superfície sem gravação; o sensor de luz registra esse modelo. Um motor move as lentes para cima ou para baixo, mantendo sempre o foco, mesmo se o disco estiver deformado por manuseio ou calor.
Os pesquisadores da IBM fizeram uma pilha de discos em múltiplas camadas. Semitransparentes, permitem ao laser do leitor atravessá-las para focalizar qualquer camada da pilha. O mesmo motor que nos sistemas convencionais compensa deformações do disco move as lentes para cima ou para baixo o bastante para focalizar e ler qualquer camada no disco.
A IBM demonstrou em maio um leitor de CD-ROM ligeiramente modificado que lê um disco de duas camadas. A empresa também testou discos de quatro e de seis camadas, assim como discos de duas e quatro camadas do tipo que permite uma gravação. Embora um disco de oito ou dez camadas tenha que ser feito de camadas mais finas que a espessura dos discos atuais, o principal desafio da IBM foi desenvolver materiais que refletissem luz suficiente para permitir a leitura das marcações e que também deixassem o laser atravessar para atingir a camada seguinte. Os CD-ROMs existentes são revestidos com alumínio, ficando com aparência espelhada, para aumentar a refletividade. Os discos multicamadas não têm pintura refletiva.
Manter os discos multicamadas do mesmo tamanho dos atuais é fundamental. Segundo a IBM, os leitores para o novo sistema devem ser capazes de ler os discos antigos, de uma só camada, mas os leitores de hoje não serão capazes de ler os novos discos.
Talvez o mais óbvio impacto da mudança de capacidade esteja na multimídia. Discos simples de CD-ROM não armazenam um filme inteiro em vídeo e áudio digitais de alta qualidade, mas os discos multicamadas poderiam fazer isso.

Texto Anterior: Empresas começam a mostrar suas atrações
Próximo Texto: Sistema guarda 440 Gbytes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.