São Paulo, quarta-feira, 22 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acordo entre Rússia e Otan deverá ser assinado hoje

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Rússia deve assinar hoje em Bruxelas o acordo de Parceria Pela Paz com a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
O chanceler russo, Andrei Kozirev, deve chegar hoje à cidade e assinar o documento no quartel-general da aliança militar ocidental.
O programa Parceria Pela Paz foi criado para estabelecer relações militares com os antigos países comunistas. A entrada da Rússia vinha sendo adiada porque o país exigia condições especiais.
O impasse foi solucionado com um acordo informal entre a organização e o governo russo, acertado fora do programa de parceria.
O acordo estabelece relações que excedem as dos outros membros do plano, como a realização de manobras militares conjuntas.
A organização se compromete a consultar Moscou antes de decisões importantes. Apesar disso, a Rússia continua sem poder de veto nas decisões da Otan.
O secretário de Estado dos EUA, Warren Christopher, também estará amanhã em Bruxelas.
Ele deve aproveitar a ocasião para conversar com o chanceler russo sobre a guerra da Bósnia e a crise na Coréia do Norte.

Texto Anterior: Áden teme epidemias depois de bombardeio
Próximo Texto: Combates desafiam o cessar-fogo na Bósnia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.