São Paulo, quinta-feira, 23 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petista chega hoje a Bonn

DO ENVIADO ESPECIAL À CIDADE DO CABO

Luiz Inácio Lula da Silva, o candidato do PT, desembarca hoje em Bonn, capital alemã, em pleno coração de seu principal inimigo brasileiro, a social-democracia.
O petista, aliás, viaja a convite da social-democracia alemã. Mais exatamente, da Fundação Friedrich Ebert, orgão de estudos e relações internacionais do SPD alemão (Partido Social-Democrático).
O SPD é o mais importante dos partidos da Internacional Socialista, que reúne os sociais-democratas ou socialistas do mundo.
Essa invasão de território inimigo, a convite do próprio, não é a única batalha em que o PT se envolveu na área do PSDB ou, ao menos, de seu candidato, Fernando Henrique Cardoso.
FHC também havia solicitado uma audiência com Nelson Mandela, presidente sul-africano.
Para se antecipar a FHC o PT usou a CUT, a central sindical ligada ao partido. Por ela, chegou-se direto a Jay Naidoo, um dos mais importantes ministros de Mandela. Naidoo foi secretário-geral do Cosatu (Congresso Sul-Africano de Sindicatos), a CUT local. Consequência: FHC cancelou o seu pedido de encontro com o sul-africano.
Na Alemanha, Lula conversará amanhã com os dois principais dirigentes do SPD, Oskar Lafontaine, vice-presidente, e Rudolf Scharping, presidente.

Texto Anterior: Ministro sul-africano dá conselhos a Lula
Próximo Texto: Fundação paga ida à Alemanha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.