São Paulo, quinta-feira, 23 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRONOLOGIA

CELESTINO VIVIAN

1918
11.nov. - Após a renúncia do kaiser Guilherme 2º e a proclamação da República com sede na cidade de Weimar, o novo governo alemão assina o armistício com os aliados (França, Inglaterra e EUA). Acaba a 1ª Guerra Mundial.
1919
Benito Mussolini, ex-socialista, funda em Milão o embrião do que viria a ser o Partido Nacional Fascista. Integram o partido os }fasci di combattimento, grupos de combate compostos por ex-soldados, marginais e desocupados. Tinham por objetivo reprimir manifestações operárias. A miséria, a desordem, a inflação e o desemprego dominam a Itália após a 1ª Guerra.

1º.abr. - O ex-cabo do Exército alemão Adolf Hitler funda o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP), que defendia os interesses de grupos conservadores e não era nem socialista nem dos trabalhadores. A economia alemã está devastada pela guerra. As greves se sucedem. O empresariado teme o estabelecimento do socialismo no estilo soviético.

28.abr. - A Alemanha é obrigada pelos vencedores da 1ª Guerra a assinar o Tratado de Versalhes (perto de Paris), que lhe impõe duras reparações de guerra e proibição de rearmar-se. Seu território é diminuído com a criação da Polônia.

1919/21
Uma sucessão de greves paralisa mais de 2 milhões de operários na Itália. Os grupos conservadores vêem no fascismo a }salvação contra o avanço do socialismo. É fundado o Partido Comunista Italiano. Os fascistas agem com violência. Destroem centenas de sindicatos e cooperativas ligados aos socialistas.
1922
1º.ago - O moderado Luigi Facta, que vinha exercendo o cargo de primeiro-ministro desde fevereiro, forma um governo de coalizão para tentar contornar a crise. Mussolini, eleito deputado em 1921, conta com apoio de amplos setores do Exército e empresariado. Os grupos fascistas }camisas pretas agem no lugar da polícia contra movimentos grevistas.

25.out - Mussolini e o comando do Partido Fascista, reunidos em Nápoles, decidem desencadear um levante contra o governo. Grupos armados de }camisas pretas seriam mobilizados no dia 27 e no dia seguinte ocupariam prefeituras, estradas de ferro, estações de rádio, jornais e delegacias de polícia. Depois marchariam para Roma.

28.out - O rei Vitor Emanuel, temendo ser deposto, recusa-se a assinar decreto do governo instituindo o estado de sítio, que permitiria às Forças Armadas combater o levante de Mussolini. Facta renuncia.

29.out - O rei convida Mussolini, que acompanhava os fatos de Milão, para formar o novo governo.

30.out - Mussolini chega a Roma e apresenta os nomes de seu gabinete ao rei. Torna-se primeiro-ministro. Só então os 40 mil }camisas-negras que aguardavam nos arredores de Roma entram na capital, no movimento que ficou conhecido como }Marcha sobre Roma. Mussolini assume no dia seguinte.
1923
Mussolini consolida sua posição. Fecha sindicatos não-fascistas e prende seus líderes. Esconde inicialmente suas intenções, mantendo em seu primeiro governo uma maioria de ministros liberais e democrata-cristãos. Cria o Grande Conselho Fascista e esquadrões de ação denominados Milícias Voluntárias para a Segurança Nacional. As milícias perseguem opositores.

11.nov. - Hitler tenta um golpe de Estado, conhecido como o "putsh da cervejaria", em Munique. Fracassa. A inflação chega a níveis astronômicos (um dólar valia 8 bilhões de marcos).
1924
Cresce o apoio ao fascismo na Itália. As greves perdem força e a economia dá sinais de recuperação. Os fascistas conseguem 65% dos votos nas eleições parlamentares e elegem 356 deputados.

1º/abr - Hitler é condenado a cinco anos de prisão por causa do "putsch", mas, beneficiado por decisão judicial, só fica oito meses preso na fortaleza de Lindsberg. Lá escreve }Mein Kampf (Minha Luta), que se tornaria a bíblia do nazismo.
junho - Giacomo Matteotti, deputado socialista italiano, denuncia fraude nas eleições e é morto por radicais fascistas. Mussolini culpa a oposição.
1925
3.jan - A crise desencadeada pelo assassinato de Matteotti leva Mussolini ao Parlamento. Faz ameaças. Ganha um voto de confiança. Logo depois, fecha o PArlamento e cassa os partidos políticos. Prende líderes oposicionistas, entre eles Antonio Gramsci. Era o início do regime fascista, baseado na repressão, no controle dos sindicatos e no apoio à grande indústria.
1929
11.fev - Mussolini assina com o Vaticano o Tratado de Latrão. Ganha o apoio da Igreja Católica. O acordo criava o Estado do Vaticano e garantia sua soberania.
1932
30.jul - O NSDAP, favorecido pelo desemprego de 6 milhões de alemães, consegue 37% dos votos nas eleições parlamentares. Ganha força na medida em que o empresariado vê nas agitações operárias o caminho para o socialismo.
1933
30.jan - Hitler, com o apoio das grandes indústrias e grupos conservadores, é convidado pelo presidente Hindenburg para o cargo de chanceler (primeiro-ministro).

27.fev - A sede do Parlamento (Reichstag) é incendiada por nazistas. Hitler culpa os comunistas.

5.mar - É realizada a última eleição democrática na Alemanha de Hitler. O Partido Nacional-Socialista recebe 44% dos votos.

24.mar - Por meio de um decreto-lei do Parlamento, Hitler ganha plenos poderes. Tem início o regime nazista. Hitler consegue apoio pela propaganda, a cargo de Josef Goebbels, e pela violência. Faz uso da Gestapo, a polícia política, e das forças especiais, as SA e SS.

14.out. - A Alemanha se retira da Liga das Nações. Começa a rearmar-se, violando o Tratado de Versalhes. A indústria bélica reativa a economia.
1934
2.ago. - Morre o presidente Hindenburg. Hitler passa a chamar-se de Fhrer.
1935
16.mar - Hitler cria o serviço militar obrigatório. Pelo Tratado de Versalhes, a Alemanha só poderia ter 100 mil soldados, para manter a ordem interna.

Forças italianas invadem a Etiópia, que acabaria anexada em maio de 1936.
1935/36
Junto com a Alemanha, a Itália intervém na Guerra Civil na Espanha.
1936
25.out - É assinado o acordo criando o }Eixo Roma-Berlim.

25.nov - É firmado o pacto da Alemanha com o Japão.
1938
12.mar - A Alemanha ocupa e anexa a Áustria.

9.nov - Mais de 20 mil judeus são presos, cerca de 200 sinagogas destruídas, 7,5 mil estabelecimentos de judeus depredados e vários judeus assassinados na Alemanha. O episódio ficou conhecido como a }Kristallnacht, a Noite dos Cristais. Era o início do Holocausto.
1939
22.mai - É firmada a aliança militar entre a Alemanha e a Itália ("Pacto de Aço").

1º.set - A Alemanha invade a Polônia. Começa a 2ª Guerra Mundial.
1943
25.jul - Diante do avanço das forças aliadas que haviam invadido a Itália pela Sicília, Mussolini é deposto por um conpanheiro fascista, Dino Grandi. A Itália assina a paz com os aliados. Mussolini foge para o norte da Itália, ainda em poder dos alemães, onde funda a República de Saló.
1945
27.abr - Diante do avanço aliado, Mussolini tenta fugir para a Áustria com uma coluna alemã. É capturado pelos }partigiani, guerrilheiros antifascistas.

28.abr - Mussolini é fuzilado perto do lago Como.

30.abr - Após a ocupação de Berlim pelos soviéticos, Hitler se suicida.

2.mai - Os alemães se rendem na Itália.

8.mai - A Alemanha assina a rendição. A guerra termina na Europa.
1946
É fundado na Itália o MSI (Movimento Social Italiano-Direita Nacional), de inspiração fascista. Seu principal líder foi Giorgio Almirante.
1952
Uma lei italiana impede o retorno do fascismo ou a busca de seus objetivos.
Anos 70Ressurgem os primeiros grupos neonazistas na Alemanha, Áustria, França, Bélgica, Suécia, Suíça, Inglaterra e Rússia. Na Alemanha, o grupo mais violento é o dos }skinheads (cabeças raspadas), que tem hoje 4.200 membros. Na Itália surgem vários movimentos clandestinos de inspiração fascista. Destacam-se Itália Jovem, Vanguarda Nacional e Grupos de Assalto Mussolili.
1994
A Aliança Nacional, herdeira do MSI e liderada por Gianfranco Fini, obtém 13,5% dos votos nas eleições de março. Passa a integrar o governo de direita ao lado da Liga Norte, de Umberto Bossi, e da Força Itália, do premiê Silvio Berlusconi.

Texto Anterior: Crise global aponta era de intolerância
Próximo Texto: Itália enfrenta versão maquiada do fascismo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.