São Paulo, quinta-feira, 23 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Consumidor de baixa renda reforça despensa

MÁRCIA DE CHIARA
DA REPORTAGEM LOCAL

A tendência de o consumidor reforçar a despensa com alimentos básicos à espera do real já foi detectada em alguns pequenos supermercados e em determinadas lojas de redes de porte médio situadas em bairros da periferia.
Wilson Tanaka, presidente do Sincovaga, sindicato que reúne 35 mil pontos de venda de alimentos em São Paulo, conta que desde o começo do mês a procura de produtos essenciais em alguns pequenos supermercados cresceu.
Entre eles estão: óleo de soja, açúcar, arroz e papel higiênico. Tanto é que há estabelecimentos que aumentaram em 30% o estoque de básicos para este mês.
"Cresceram as compras de caixas fechadas de produtos", diz Tanaka. Ele não acredita que o consumidor, de uma maneira geral, esteja antecipando compras.
Isso estaria ocorrendo, na opinião de Tanaka, com maior frequência entre os consumidores de renda mais baixa, que não têm acesso às aplicações financeiras.
João Francisco Separovic, gerente da loja da rede São Jorge, em São João Clímaco, zona sul, cuja maior parte de sua clientela é de classe média baixa, confirma essa tendência.
"Nossas vendas, que normalmente caem pela metade entre os dias 15 e 20, permaneceram estáveis em junho", afirma.
A manutenção das vendas de produtos básicos durante o mês foi também constatada na loja da rede São Jorge do Sacomã, zona sul, informa Cristovan Farias, gerente.
Quem tem alguma economia na poupança está retirando o dinheiro e aproveitando a ocasião para levar uma lata de óleo a mais para casa, diz Separovic.
"Em frente da minha loja tem uma agência do Bradesco. Eu tenho notado que há clientes que saem de lá e entram direto no supermercado", acrescenta.

Texto Anterior: Poupanças de valores baixos sofrem saques
Próximo Texto: Senna foi um dos astros mais bem pagos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.