São Paulo, quinta-feira, 23 de junho de 1994 |
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Consumidor de baixa renda reforça despensa
MÁRCIA DE CHIARA
Wilson Tanaka, presidente do Sincovaga, sindicato que reúne 35 mil pontos de venda de alimentos em São Paulo, conta que desde o começo do mês a procura de produtos essenciais em alguns pequenos supermercados cresceu. Entre eles estão: óleo de soja, açúcar, arroz e papel higiênico. Tanto é que há estabelecimentos que aumentaram em 30% o estoque de básicos para este mês. "Cresceram as compras de caixas fechadas de produtos", diz Tanaka. Ele não acredita que o consumidor, de uma maneira geral, esteja antecipando compras. Isso estaria ocorrendo, na opinião de Tanaka, com maior frequência entre os consumidores de renda mais baixa, que não têm acesso às aplicações financeiras. João Francisco Separovic, gerente da loja da rede São Jorge, em São João Clímaco, zona sul, cuja maior parte de sua clientela é de classe média baixa, confirma essa tendência. "Nossas vendas, que normalmente caem pela metade entre os dias 15 e 20, permaneceram estáveis em junho", afirma. A manutenção das vendas de produtos básicos durante o mês foi também constatada na loja da rede São Jorge do Sacomã, zona sul, informa Cristovan Farias, gerente. Quem tem alguma economia na poupança está retirando o dinheiro e aproveitando a ocasião para levar uma lata de óleo a mais para casa, diz Separovic. "Em frente da minha loja tem uma agência do Bradesco. Eu tenho notado que há clientes que saem de lá e entram direto no supermercado", acrescenta. Texto Anterior: Poupanças de valores baixos sofrem saques Próximo Texto: Senna foi um dos astros mais bem pagos Índice |
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