São Paulo, quinta-feira, 23 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Melhores assentos da Copa são "hi-tech"

DAVID DREW ZINGG
EM SAN FRANCISCO

O grande assunto da mídia esta semana na Gringolândia é o sangrento assassinato de uma jovem e belíssima loira californiana. O crime teria sido cometido pelo Pelé do futebol americano, um certo O.J. Simpson.
Tanto a revista "Time" quanto a "Newsweek" deram em suas capas as fotos do sr. Simpson. Essas capas encerram um aviso sobre a manipulação eletrônica das imagens.
As duas são concorrentes acirradas e usaram a mesma foto tirada pela polícia de Los Angeles. O estranho é que as imagens saíram bem diferentes.
A "Newsweek" deu a foto inalterada. Já a "Time" usou uma versão alterada por computador. A expressão do rosto de Simpson não mudou, mas sua pele e a barba por fazer estão mais escuras. Os contornos do rosto estão mal definidos. O resultado evoca um estado de espírito sombrio e vingativo.
A "Time" qualificou sua capa de "foto-ilustração". Disse que "a foto não deve ser vista como foto, mas como impressão artística".
Essa linha de pensamento é perigosa para você, Joãozinho, como leitor. Uma vez que a mídia começa a alterar imagens eletronicamente, você já não sabe mais o que é real e o que não é. A Folha exige que ilustrações fotográficas sejam claramente rotuladas. E tio Dave decidiu manter suas fotos fora do alcance da revista "Time".

Se existe algo realmente importante quando se assiste um jogo da Copa na Gringolândia, é conseguir uma boa cadeira.
Em Palo Alto, conversei com um homem que conhece a fundo a questão. Fred Meyers já arranjou lugares para dois presidentes da Gringolândia, o papa e estrelas de cinema.
Agora ele e sua empresa californiana hi-tech estão fornecendo as melhores cadeiras no estádio para os jogos da Copa.
Elas são, sem dúvida alguma, as cadeiras mais críticas num lugar que acomoda mais de 80 mil torcedores com os nervos à flor da pele.
Meyers dirige a empresa WMI Services. É o simpático pessoal que instala um produto chamado Crowd Pleasers –Agradadores da Multidão.
O Crowd Pleasers é o Rolls Royce dos "peniquinhos" portáteis –o que se costuma chamar de toaletes. São enormes traileres para 14 pessoas ao mesmo tempo, com fundo musical de Frank Sinatra.

Tradução de Clara Allain.

Texto Anterior: Maradona é o 3º em atuações
Próximo Texto: Itália joga desfalcada contra a Noruega
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.