São Paulo, quinta-feira, 23 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cenário muda totalmente a cada estação

CARLOS MAGNO DE NARDI
DO ENVIADO ESPECIAL AO PANTANAL (MS)

Localizado na parte mais baixa do rio Paraguai, o Pantanal do Mato Grosso do Sul –maior planície alagável do mundo– combina num só local vegetações de três regiões distintas: amazônica, cerrado e chaco (paraguaio e argentino).
Ao contrário dos brejos, as águas pantaneiras estão em constante movimento, variando com as épocas (cheia e de seca).
Quatro fatores influenciaram na formação do pântano de águas correntes: a geografia, o solo, o elevado número de rios (175) e as formações que o circundam.
O Pantanal é uma região plana, com altitudes que não vão além dos 200 m acima do nível do mar.
Circundado pelo Planalto Brasileiro (a leste) e, mais ao longe, pela Cordilheira dos Andes (a oeste), estas regiões acabam vertendo suas águas para o Pantanal nas épocas de cheia ou de degelo.
Este fenômeno geográfico acaba sendo responsável pela formação de um solo rico em argila, que impede a absorção da água.
É também o transbordamento dos rios que forma o Pantanal, uma região de 210 mil km 2, que ocupa grande parte dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e que se estende para o Paraguai, Argentina e Bolívia.
A maior parte dessas riquezas, com cerca de 140 mil km2, fica no Brasil, ocupando uma área equivalente a quase cinco Bélgicas ou a um Portugal e meio.
Devido a essas características, o cenário do Pantanal muda a cada mês, de acordo com o movimento das águas, o que determina os hábitos dos animais e do homem.
Alguns especialistas dividem o Pantanal em quatro estações distintas: seca (de junho a setembro), enchente (de outubro a dezembro), cheia (de janeiro a março) e vazante (abril e maio).

Texto Anterior: REFÚGIO CAIMAN FICA NO PANTANAL DE MIRANDA
Próximo Texto: Refúgio Caiman une pecuária ao turismo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.