São Paulo, sexta-feira, 24 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nova regra encontra goleiros despreparados

WILSON BALDINI JR.
DA REPORTAGEM LOCAL

Os goleiros estão mal preparados técnica e fisicamente para a nova regra que proíbe pegar com a mão bolas recuadas com o pé.
Essa norma da Fifa está sendo aplicada pela primeira vez em Copas no Mundial dos EUA.
Segundo especialistas, esse é o principal motivo para os muitos gols feitos por cobertura –quando o jogador chuta por cima do goleiro, que está relativamente longe das traves– neste início de Copa.
Nos EUA, 3 dos 40 gols (7,5%) registrados até anteontem foram marcados dessa forma.
Para o goleiro Ronaldo, do Corinthians, as falhas estão acontecendo porque os goleiros se adiantam para facilitar o recuo dos zagueiros. "Só que eles não têm tido velocidade para retornar ao gol."
Em sua opinião, a nova regra aprimora o jogo e cabe aos goleiros treinarem mais a força muscular para não serem surpreendidos.
Gilmar dos Santos Neves, goleiro bicampeão mundial em 58 e 62, ensina como os goleiros precisam fazer para, mesmo jogando adiantados, não terem surpresas.
"É importante ter uma boa noção da distância que estão do gol. Eles podem fazer marcas na linha da grande área para terem referencial", afirmou.
O preparador de goleiros Agnaldo Moreira aponta outro defeito. "De uma maneira geral, os goleiros costumam sair do gol antes que o cruzamento seja feito", afirmou.
"Para um jogador técnico, que olha para o gol antes de bater, isso é uma grande vantagem", disse.

Texto Anterior: Williams marca testes e Mansell pode correr
Próximo Texto: Goleiro é expulso, Baggio sai e Itália vence
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.