São Paulo, sexta-feira, 24 de junho de 1994
Texto Anterior | Índice

TELEVISAO

TELEVISÃO
PÔQUER DE SANGUE (Five Cards Stud).
Record, 13h.
EUA, 1968, 103 min. Direção: Henry Hathaway. Com Dean Martin, Robert Mitchum, Inger Stevens.
Os participantes de um jogo de pôquer –que termina em linchamento– começam a ser eliminados algum tempo depois. Um desses jogadores passa a investigar o caso e tenta desmontar a trama. Henry Hathawsy é um diretor de altos e baixos. Aqui, investindo na saga dos pastores (ou faltos pastores) que acumulam as funções de pistoleiro, voa relativamente baixo. Mas a falta de opções é tamanha em matéria de filmes, nesses tempos de Copa, que "Pôquer de Sangue" vira destaque.

ALCOVA
CNT/Gazeta, 23h45.
(Alcova). Itália, 1979, 90 min. Direção: Joe D'Amato. Com Lilli Carati, Laura Genser, Al Cliver.
Em 1936, diplomata italiano compra uma escrava na África dominada pelos italianos. A escrava fará saber por que Mussollini perdeu a guerra. E, de passagem, por que o cinema italiano perdeu o rumo nos anos 70.

PASSAGEM PARA A ÍNDIA
Globo, 1h20.
(A Passage to India). Inglaterra, 1984, 153 min. Direção: David Lean. Com Judy Davis, Victor Banerjee, Peggy Ashcroft, James Fox, Alec Guinness.
Na década de 20, a jovem Adela viaja até a Índia, atrás de seu noivo. Junto com ela está a sra. Moore (Ashcroft). Ao contrário dos ingleses que se encontram por lá, ambas se interessam vivamente pelos costumes locais. Mas, quando partem em excursão, Adela se entrega a umas tantas alucinações, entre elas a de que teria sido violentada por um médico hindu. David Lean mistura temas a seu gosto, desde a crítica ao colonialismo europeu, até a questão da percepção: o que ocorre à moça é um fato de realidade ou de imaginação? Em que medida o imaginário não está contaminado pelo colonialismo? Que tipo de realidade o colonizador constrói para os colonizados? Belo filme em que Ashcroft e Guinness destacam-se num elenco em geral notável.

O CORPO
Bandeirantes, 1h40.
(Il Corpo). Itália, 1974, 95 min. Direção: Luigi Scattini. Com Enrico Maria Salerno, Zeudi Araya, Carroll Baker.
Aventureiros disputam, em ilha do Caribe, o amor de uma bela nativa. Nem tão bela assim. Em todo caso, a constatar as presenças de Salerno e Baker nesse fim de feira. Inédito.

Texto Anterior: Programas poloneses derrubam mitos comunistas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.