São Paulo, sexta-feira, 24 de junho de 1994
Texto Anterior | Índice

Pior ataque do norte faz 25 mortos em Áden

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Pelo menos 25 pessoas morreram e 138 ficaram feridas ontem no pior ataque das forças do norte do Iêmen à capital do sul, Áden, desde o início da guerra.
Segundo um comunicado do governo rebelde do sul, o número de mortos e feridos nos ataques desta semana pode passar de 800.
A maioria das mortes ocorreu entre a população civil da cidade. Quase todos os bairros residenciais de Áden foram atingidos.
Segundo os rebeldes, uma bomba por minuto, em média, atingiu no início da noite de ontem os subúrbios de Mansoura e Sheikh Othman, ao norte da cidade.
Testemunhas disseram que quatro pessoas que estavam na fila de uma padaria na área central foram mortas na queda de uma bomba.
O maior hospital da cidade recebeu, apenas entre a manhã e o meio-dia de ontem, pelo menos 130 mortos ou feridos.
"Os feridos estão no chão dos corredores", disse um médico. Ele afirmou que o hospital está sofrendo com a falta de leitos, medicamentos e água.
Uma delegação do sul pediu ontem em Londres a adoção de sanções para forçar o cumprimento pelo norte do cessar-fogo determinado em 1º de junho pela ONU.
O secretário-geral da ONU, Boutros Boutros-Ghali, deve se reunir hoje em Nova York com representantes do norte e do sul.
Outro grupo de representantes do sul esteve ontem em Damasco, na Síria, e pediu a ajuda do presidente Hafez al Assad para pôr fim ao conflito.
A guerra no Iêmen começou em 4 de maio por divergências entre o presidente Ali Abdulah Saleh e seu vice, Ali Salem Al Baidh. Al Baidh declarou a independência do sul há cerca de um mês.
Os territórios do norte e do sul constituíam países diferentes e foram unificados em 1992.

Texto Anterior: Começa a intervenção da França em Ruanda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.