São Paulo, sábado, 25 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

México afasta Hugo Sánchez e bate Irlanda

MARCELO DAMATO
DA REPORTAGEM LOCAL

O México venceu a seleção da Irlanda por 2 a 1, ontem no estádio Citrus Bowl, em Orlando. O camisa 10 Luís Garcia marcou os gols mexicanos e Aldridge, 35, descontou para a Irlanda aos 38min do segundo tempo.
O resultado deixa todos os times do grupo E (Irlanda, Itália, México e Noruega) com três pontos e saldo zero. No terceiro critério de desempate, gols marcados, México e Irlanda têm dois cada, e Itália e Noruega, um.
Pelo quatro critério, confronto direto, o México leva vantagem sobre a Irlanda, e a Itália sobre a Noruega. Por isso, o México lidera o grupo E, seguido, pela ordem, por Irlanda, Itália e Noruega.
Na última rodada, dia 28, jogam Itália x México e Noruega x Irlanda. México e Irlanda classificam-se com um empate.
O jogo
O jogo de ontem teve dois períodos distintos, separados pelo primeiro gol de Luís Garcia, aos 42min do primeiro tempo.
Na primeira parte, o jogo foi marcado pela ineficência do ataque mexicano e pela falta de interesse dos irlandes –que, com um empate seriam os líderes do grupo E– em atacar.
O México iniciou o jogo sem seu maior astro, o centroavante Hugo Sánchez. Fora de sua melhor forma física, foi tirado do time pelo técnico Miguel Mejía Barón. Em seu lugar, foi escalado Hermosillo.
No início do jogo, a alteração não deu resultado. A Irlanda marcava Hermosillo e Zague (mexicano nascido no Brasil) individualmente. O meio-campo mexicano, especialmente Ambriz, Bernal e Garcia Aspe, errava passes seguidos. Ainda por cima, os atacante Hermosillo e Zague desperdiçavam as bolas que recebiam.
A Irlanda manteve o estilo que a levou a vencer a Itália na estréia, mas com mais passes errados. Os meias Houghton (pela direita), Keane (meio) e Townsend (esquerda) só eram eficientes no bloqueio de meio-campo, alternando marcação pressão no seu próprio campo e no campo todo.
Dessa maneira, os lances de emoção só surgiam em função de erros de jogadores ou da arbitragem. Aos 6min, o goleiro Jorge Campos tentou sair jogando com os pés, quase perdeu a bola e teve que chutá-la para lateral.
Aos 37min, após cobrança de lateral da esquerda, Coyne toca para a área e Townsend mergulha de cabeça. Ele ainda toca a bola com o braço e só não marca porque Jorge Campos desvia do canto direito. O juiz não vê a falta e valida o lance.
Aos 42min, aconteceu o lance que mudou o jogo. Bernal avançou com a bola pela meia direita, tocou para Hermosillo na meia-lua. Com um toque para trás, Hermosillo armou o chute de Luis Garcia. A bola foi baixa no canto direito de Bonner: 1 x 0.
A Irlanda foi para cima –o lateral-esquerdo mexicano Del Olmo tomou cartão amarelo por falta em Coyne– mas terminou o primeiro tempo em desvantagem. O resultado deixava os quatro times do grupo E absolutamente iguais na classificação.
O segundo tempo teve mais movimentação. A 1min, Stauton cruzou da esquerda, Coyne subiu para cabecear, mas fez falta em Jorge Campos. Por meia hora, a Irlanda só criaria mais uma chance, que Campos pegou sem dificuldade.
Aos 2min, o canhoto Garcia Aspe, driblou cinco jogadores, mas chutou de pé direito e a bola saiu. Quatro minutos depois, é a vez de Zague, o pior do México, chutar fora, quando estava na frente de Bonner.
Os lances mostravam que o México estava melhor. Preocupado em empatar o time irlandês afrouxou a marcação sobre Bernal, Garcia Aspe e Luís Garcia. Os três criavam chances seguidas. Aos 20min, Garcia Aspe fez nova jogada pela esquerda, fechou para o meio e tocou para Luís Garcia. Como no primeiro gol chutou de direita no canto direito e venceu Bonner: 2 x 0.
A Irlanda se desesperou. O técnico Jack Charlton tirou Coyne e pôs Aldridge. O veterano brigou com a arbitragem antes mesmo de entrar. É que Coyne já havia saída e o juiz Kurt Roethlisberger, da Suíça, não autorizou sua entrada. Dois minutos depois, entrou McAteer (saiu Staunton).
Com a proximidade do fim do jogo, os mexicanos se descontrolaram e permitiram a reação da Irlanda.
Aos 38min, Aldridge cabeceou após cruzamento de McAteer e descontou. Depois disso, Townsend ainda chutou aos 44min, mas Campos defendeu. (MD)

Texto Anterior: Contusão no joelho tira Baresi da Copa
Próximo Texto: Leitor ganha mais figurinhas domingo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.