São Paulo, domingo, 26 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Advogado da OAB sofre ameaça de morte

DA SUCURSAL DO RIO

O advogado André Barros, indicado pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para acompanhar as investigações do assassinato de dois petistas no Rio no dia 13 passado, afirmou ter recebido ameaça de morte, por telefonema anônimo, na quinta-feira.
A informação é do coordenador nacional de Direitos Humanos da OAB, José Carlos Cataldi. A entidade, segundo ele, pediu ao Ministério da Justiça "garantia de vida" para Barros.
A OAB investiga se há ligação entre o assassinato de sindicalistas em São Paulo e dos dois membros do PT no Rio, respectivamente nos dias 11 e 13 deste mês.
Na madrugada do último dia 11, José Luiz Sundermann, 36, e sua mulher Rosa Sundermann, 37, da direção do PSTU, foram mortos com tiros na cabeça em São Carlos, interior de São Paulo.
Dois dias depois, os assessores Reinaldo Guedes Miranda, 34, e Hermógenes de Almeida Silva Filho, 39, foram assassinados no Encantado (zona norte), com 15 tiros de pistola 9 milímetros.
Na última semana, o secretário de Polícia Civil de São Paulo, Odyr Porto, havia designado mais um delegado para investigar a morte dos sindicalistas.
No Rio, policiais da DGPE (Delegacia Geral de Polícia Especializada) prenderam , no último dia 14, o informante Floriano de Souza e Silva, acusado de matar os assessores do PT.
Segundo o diretor da DGPE, Luiz Mariano, Floriano teria cometido "crime passional", porque Guedes Miranda teria "cantado" a noiva do informante em uma festa, na madrugada do crime.
A presidente do PT no Estado, Jurema Batista, discorda.
Ela disse que Guedes Miranda acompanhava as apurações da chacina da Candelária, em que oito menores morreram, e a de Vigário Geral, com 21 mortes, em 93.
Na mesma semana do assassinato dos assessores, o apartamento da juíza Maria Lúcia Capeberibe –que cuida do processo da Candelária– foi assaltado.

Texto Anterior: Assessorias são contra ufanismo
Próximo Texto: Itamar decide decretar calamidade no Nordeste
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.