São Paulo, domingo, 26 de junho de 1994 |
Próximo Texto |
Índice
Crescem alternativas de venda no varejo
ROBERTA JOVCHELEVICH
Em quase todos os bairros da cidade existe uma unidade. Em regiões comerciais, uma rede chega a instalar lojas próximas na disputa pelos consumidores. O Promocenter tem uma loja na av. Paulista e outra na rua Augusta, a menos de 1 km de distância. Até o final do ano, serão abertos três shoppings de fábrica, onde os produtos serão vendidos no atacado e no varejo (leia texto abaixo). As redes de shoppings de varejo também estão expandindo. O Multishop abre em agosto uma loja em São Bernardo do Campo (região da Grande São Paulo). O Promocenter, do bairro Paraíso, está ampliando a área para acomodar mais 80 estandes. Nesse tipo de comércio, lucram as duas partes envolvidas: comerciante e consumidor. Este último porque compra produtos com preços competitivos. O comerciante tem a oportunidade de escoar a produção, através da locação de um espaço barato e pequeno se comparado a um ponto em um centro comercial. "Há fabricantes que só revendem suas peças em shoppings de varejo", afirma Daniel Macedo, 49, consultor do Sebrae SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo). Segundo ele, esses estabelecimentos têm uma função positiva, pois baixam o preço do comércio da região onde se localizam, provocando uma competição saudável entre os lojistas. LEIA MAIS sobre shoppings de varejo na pág. 9-3. Próximo Texto: Custo operacional é menor Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |